Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 15h47 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 16h09 | Acessos: 651

Alunos do curso FIC Teatro Ampl-IFicado apresentam esquetes em evento da Unifesp, em Guarulhos

Os alunos do curso FIC Teatro Ampl-IFicado participaram, no último mês, da III JED – Jornada de Educação Docente, congresso realizado pela Unifesp, no campus de Guarulhos/SP. É o Laboratório VOA, do nosso IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, alçando cada vez mais voos e levando nossas produções para além das fronteiras da nossa cidade e estado.

voa 1

voa 2Na oportunidade, os alunos apresentaram os esquetes teatrais produzidos durante o ano de 2023, bem como apresentaram como relato de experiência o desenvolvimento do curso. As professoras Alice Mosca e eu, Gabriele Mallmann, acompanhamos o grupo. Entendendo que essas oportunidades de explorar novos espaços e experiências são de extrema importância para a formação integral dos estudantes. Os alunos foram recebidos com entusiasmo pelos congressistas, e respondendo, entregaram o seu melhor no palco.

Fazer teatro é um exercício de aproximação das pessoas, que possibilita uma melhor percepção do mundo, além de promover o autoconhecimento e desenvolver a autoconfiança, quando alguém consegue expor suas ideias para transformá-las em comunicação artística, ela consequentemente se torna mais segura de si.

voa 3

O primeiro esquete apresentado foi: “Tempos modernos”, encenado pelos alunos: Gabriela Campos Dias, Livia Gomes, Manoela de Oliveira e Samuel Felipe Gonçalves. Em um texto curto que trata, de maneira cômica, da nossa relação (por vezes extremamente exagerada) com nossos smartphones.

voa 4

O segundo esquete apresentado foi: “Precisa-se de um personagem”, encenado pelos alunos: Beatriz de Oliveira Silva, Isabella Taconi Ayres, Pedro Lucas Dias Sgrilli, Samuel Felipe Gonçalves e Sthefany de Souza Melo. Em um texto curto, porém denso, que versa sobre a essência do indivíduo no percurso da vida, nossos sonhos e planos e os desvios do caminho. Trazendo ainda a magia e as dificuldades da carreira artística no Brasil.

O teatro tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma sucessão de ideias e aprendizado. Podemos citar como exemplos, a socialização, integração, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros. Sendo um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante.

voa 5Além das apresentações, o curso foi apresentado em mesa de relato de experiência, e o relato também foi aceito para publicação em livro. Levando a experiência e os aprendizados do Palco Ampl-IFicado para um público ainda maior.

Voltamos para Poços com muitas memórias, vivências, indagações, aprendizados e histórias pra contar. Que venham as próximas jornadas, sejam da educação, do teatro e da vida! Estamos prontos para subir no palco e dar o nosso melhor, sempre!

Texto: Gabriele Mallmann (Professora de teatro do Curso Palco Ampl-IFicado do Laboratório VOA, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.