Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Capacitação na Alemanha

Capacitação na Alemanha

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2024, 08h39 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 16h09 | Acessos: 542

Na Alemanha, professores do IFSULDEMINAS participam de capacitação em veículos elétricos

WhatsApp Image 2024 04 05 at 14.38.16 1Os professores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, Prof. Dr. Bruno Eduardo Carmelito e Prof. Dr. Yull Heilordt Henao Roa, participaram ativamente de uma importante capacitação em veículos elétricos na cidade de Trier, na Alemanha, entre os dias 25 e 28 de março. O evento, sediado na Escola BBS-EHS, proporcionou um profundo conhecimento sobre os sistemas de alta tensão presentes nos veículos elétricos, abordando os níveis 2E e 3E de acordo com a norma alemã DGUV 209-093.

Sob a tutela dos professores Norbert e Thomas, os participantes, juntamente com mais três professores do Brasil, sendo dois do SENAI-RN e um do IFSC, foram imersos em um ambiente de aprendizado dinâmico e prático. Este grupo de professores foi cuidadosamente selecionado no Brasil devido ao destaque de seus projetos, que os tornaram representantes do país neste projeto colaborativo entre Brasil e Alemanha, coordenado por Andreas Dohle e Matthias Fuchs.

Durante os quatro dias de intensa imersão, os participantes não apenas absorveram conhecimentos teóricos, mas também tiveram a oportunidade de colocar em prática suas habilidades na resolução de problemas reais em veículos elétricos. A visita à Universidade de Ciências Aplicadas de Trier enriqueceu ainda mais a experiência, oferecendo insights sobre novas tecnologias, simuladores avançados e até mesmo a oportunidade de interagir com um Veículo Elétrico (VE) Tesla Model Y.

O treinamento não apenas fortaleceu os laços entre os professores brasileiros e a comunidade acadêmica alemã, mas também estabeleceu bases sólidas para futuras colaborações e intercâmbios de conhecimento. Com expectativas elevadas para o próximo encontro, marcado para ocorrer no IFSC em maio, os professores do IFSULDEMINAS retornam ao Brasil preparados para compartilhar e aplicar os conhecimentos adquiridos, contribuindo assim para o avanço da tecnologia de veículos elétricos e para o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos e comunidades locais.

Texto e fotos: Prof. Bruno Carmelito e Prof. Yull Heilordt.

Confira as fotos!