Mestrado ProfEPT

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2024, 11h27 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 16h09 | Acessos: 507

Mestrado ProfEPT do IFSULDEMINAS promove aula inaugural local da turma 2024

IMG 2182Nesta segunda-feira (08/04), o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas promoveu a aula inaugural local da turma 2024 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Ao todo, 24 alunos iniciaram suas atividades letivas presenciais. O momento oportunizou a apresentação do curso, professores e colegas para os novos mestrandos.

No último dia 03 de abril, foi realizada a aula inaugural nacional das turmas ingressantes de 2024. A cerimônia on-line contou com a palestra da Profa. Dra. Mônica Ribeiro da Silva (UFPR), com o tema: "Educação e juventude(s) no contexto das mudanças no mundo do trabalho e das reformas educacionais". A aula foi transmitida pelo Canal do Cefor no YouTube (confira aqui a gravação).

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), responsável pela oferta do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, é desenvolvido em rede nacional, na modalidade semipresencial, por 40 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). No último processo seletivo de novos mestrandos, foram preenchidas mais de 900 vagas em todo o país.

No IFSULDEMINAS, o mestrado é ofertado no Campus Poços de Caldas. No último processo seletivo, o Campus Poços disponibilizou o total de 24 vagas, sendo 12 vagas para ampla concorrência e outras 12 para servidores da Rede Federal. As aulas presenciais acontecem às segundas-feiras, nos períodos da manhã, tarde e noite. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto à produção de conhecimento como ao desenvolvimento de produtos educacionais, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais. O Mestrado conta com duas linhas de pesquisa: Linha 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Linha 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O ProfEPT é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. Para mais informações, clique aqui.