Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Cafés da Região Vulcânica

Cafés da Região Vulcânica

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2024, 16h05 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 16h09 | Acessos: 499

IFSULDEMINAS e IFSP iniciam projeto de impulsionamento dos cafés da Região Vulcânica.

1Nessa quarta (03/04), gestores da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, do IFSULDEMINAS e do IFSP realizaram um encontro presencial no Campus Poços de Caldas, para alinhamento e início do projeto de impulsionamento dos cafés da Região Vulcânica, que beneficiará a cafeicultura familiar de 12 municípios sul mineiros e do leste paulista.

O projeto será realizado através da conquista de R$ 1,6 milhão de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através do apoio do Ministro Paulo Teixeira em parceria com o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e IFSP - Campus São João da Boa Vista.

Até o momento, já foram investidos R$ 799.200,00 para a aquisição de ambiente modular e oferta de bolsas para a execução do projeto. O ambiente modular será utilizado para a implantação da sede da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica dentro da Cidade da Inovação, que será construída no terreno anexo ao IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas Campus, terreno este que foi recentemente doado pela Prefeitura Municipal com o apoio da Câmara Municipal. Além da sede, também será construído o Centro de Referência do Café da Região Vulcânica, que abrangerá um laboratório para torra, degustação e equipamentos de análise organolépticas e derivados da planta e fruto. No laboratório, serão ofertados cursos regulares para toda a comunidade e associados da Região Vulcânica. A equipe de bolsistas também realizará visitas técnicas às propriedades para dar suporte aos produtores.

As obras da sede e do laboratório começarão nos próximos meses. Agora em abril, devem chegar mais R$ 561.900,00 e, em abril do ano que vem, chega ao Campus Poços de Caldas a última parcela dos recursos no valor de R$ 217 mil. Os investimentos serão voltados para a continuidade das bolsas, aquisição de materiais para eventos

2 MINI

e materiais permanentes. O leste paulista também foi envolvido, visto que conta com municípios cafeeiros associados à Região Vulcânica. Assim, o Campus São João da Boa Vista, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), manterá um escritório de atendimento aos produtores.

“Nesse dia histórico, demos início aos trabalhos do projeto de impulsionamento da Região Vulcânica, projeto ambicioso que enxergou em Poços de Caldas e região a necessidade de um impulsionamento forte em relação a tudo que tem sido feito pelos cafés da Região Vulcânica”, destacou o diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves.

“É plantando que se consegue colher. A colheita está chegando.Têm mais coisas que estão vindo por aí, que são bons frutos pela frente. Agradeço ao IFSULDEMINAS, ao IFSP e a todos que têm nos ajudado”, mencionou o presidente da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, Marco Sanches.

“Estar junto com o Instituto Federal de Poços de Caldas é fundamental para mostrar o quanto os Institutos Federais estão unidos para poder transformar a região, transformar a economia, por meio da pesquisa, da extensão e do ensino”, comentou o diretor-geral do IFSP - Campus São João da Boa Vista, Prof. Diego Cesar Valente e Silva.

Histórico das ações

As reuniões de alinhamento do projeto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministro Paulo Teixeira e parceiros se estenderam durante todo o ano de 2023. O Ministro Paulo Teixeira, inclusive, visitou o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas no dia 05 de novembro, ocasião em formalizou a entrega dos recursos para o IF, tendo ainda a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Campus, os projetos da instituição e conversar com produtores da Região Vulcânica.