Redes de computadores

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 14h38 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 16h35 | Acessos: 275

Professor do IFSULDEMINAS é um dos autores de artigo publicado na Revista Computer Networks

artigo caproni 03 2024O Prof. Dr. Thiago Caproni Tavares, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, é um dos autores do artigo “DESiRED — Dynamic, Enhanced, and Smart iRED: A P4-AQM with Deep Reinforcement Learning and In-band Network Telemetry”, publicado recentemente na Revista Computer Networks (Qualis CAPES A1). O trabalho foi produzido em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), durante o pós-doutorado do Prof. Thiago.

O artigo abrange uma nova abordagem no gerenciamento de filas ativas, que está transformando a forma como redes lidam com congestionamentos e garantem uma melhor qualidade de serviço para os usuários. O Active Queue Management (AQM), mecanismo essencial em roteadores e switches, ganhou um upgrade significativo com o lançamento do DESiRED (Dynamic, Enhanced, and Smart iRED).

O DESiRED, baseado em P4, utiliza feedback preciso da rede por meio da Telemetria de Rede In-band (INT) para alimentar um modelo de Aprendizado por Reforço Profundo (DRL). Essa abordagem dinâmica ajusta o atraso alvo de forma inteligente, maximizando a Qualidade de Serviço (QoS) das aplicações em rede.

Os resultados dos testes são bastante relevantes. Em um ambiente de teste realista executando um serviço MPEG-DASH (servidor de vídeo), o DESiRED demonstrou uma redução de até 90 vezes nas interrupções de vídeo e um aumento de 42 vezes na qualidade de reprodução de vídeo em alta resolução. Esses avanços têm um impacto direto na experiência do usuário, proporcionando um fluxo mais suave e uma qualidade de vídeo superior.

"Ao ajustar dinamicamente o atraso alvo com base em recompensas que maximizam a QoS, o DESiRED está definindo um novo padrão de eficiência e desempenho nas redes modernas", destacou o Prof. Tavares.

Essa inovação promete trazer muitos benefícios à área de redes programáveis, oferecendo soluções mais inteligentes e adaptáveis às demandas dinâmicas do tráfego de dados. O DESiRED, com a contribuição do Prof. Tavares, representa um salto significativo em direção a uma experiência de rede mais fluida e confiável para todos os usuários. O artigo completo pode ser conferido em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1389128624001580

Texto: Prof. Thiago Caproni Tavares

Edição: Ascom (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas)