Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 13h22 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 16h09 | Acessos: 438

Ei, Calouros da Bio! Pensaram que iriam escapar?

Trote solidário Biologia 1Devido ao sucesso do trote solidário, os pesquisadores do grupo de ecologia aquática vão repetir este ano também o trote "Bixos triando Bichos". O que é isto?

O evento é destinado aos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e busca auxiliar nos projetos que têm alta demanda de triagem de macroinvertebrados. Em riachos urbanizados, ainda há o incremento populacional de organismos mais resistentes como moscas, minhocas, sangue-sugas, caramujos e insetos. Animais perfeitos para nossos "bixos"...

Uma gincana assim é promovida já pela segundo ano aos futuros biólogos: pinçar estes organismos! Nem tudo está perdido, haverá prenda-surpresa para a dupla vencedora, aquela que conseguir triar maior volume destes animais. Trata-se de um “batizado para iniciação no curso”. Escolhemos a dedo os riachos mais urbanizados para os bixos... Isto porque estes costumam ter menos exemplares de organismos maiores, como Odonatas, Plecópteros e Efemerópteros do que em riachos mais preservados, o que garante mais equidade na dificuldade da tarefa e no preenchimento dos frascos a todos os alunos, além de aumentar o desafio a ser cumprido. Trote perfeito!!

A gincana promove um primeiro contato dos alunos com as práticas laboratoriais, além de ser um trote substituto para práticas incorretas de trotes fora da Instituição. Esta proposta também visa promover o entretenimento e a socialização entre outros alunos da biologia, que também podem participar do evento.

O certificado de participação nesta gincana está condicionado à inscrição e presença dos alunos nos dias de competição e pode contar como Atividade Complementar.

Como irá ocorrer?

O evento começa um uma instrução sobre os projetos e como é feita a coleta destes organismos. Logo após, o desafio de cada dupla de alunos será separar com pinças, um por um, organismos aquáticos em bandejas iluminadas e transferí-los para frascos contendo Etanol a 70%. Fica a cargo dos "Aquáticos" do grupo de ecologia aquática terminar a atividade iniciada após o trote, para garantir que o processo de triagem seja feito em sua totalidade, evitando perder organismos que não tenham sido triados no desafio. Cada aluno será responsável por tentar atingir a meta de preencher um frasco tipo flaconete destes animais. Para garantir a gincana de maneira correta e saudável, os integrantes do Grupo e os técnicos em laboratório serão os monitores e avaliadores do trote não obrigatório, ou atividade voluntária, para os alunos que não sejam do primeiro período.

O evento acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de abril de 2024, das 14h às 17h, no laboratório de biologia.

Esperamos por vocês!

Confira algumas fotos da ação no dia 02/04!

Publicado em 26/03/24.