facebooktwitter_2youtube

Moodle

Licenciatura em Ciências Biológicas

cienciasbiologicas0

O curso

As Ciências Biológicas envolvem muitas áreas de estudo que, de forma comum, abordam os aspectos da vida de todos os organismos presentes no planeta, bem como suas relações entre si e com o meio que os cerca. O Biólogo é um profissional fundamental em qualquer assunto que envolva o conhecimento da natureza, do meio ambiente e das relações entre os organismos, incluindo o homem.

As características regionais de Poços de Caldas, somadas à notória carência no cenário nacional de professores de Biologia em todos os níveis de ensino, fazem com que o curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas seja especialmente importante e de grande relevância para a região. Além disso, o Campus Poços de Caldas apresenta a área de estudos ambientais bastante fortalecida pela existência de um corpo docente qualificado e atuante em ensino, pesquisa e extensão. Corpo docente esse que será o elo de integração entre o curso de Ciências Biológicas e o curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, já existente no Campus, possibilitando trabalhos em conjunto de discentes e docentes que atuam em ambos os cursos.

O curso de Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas tem por objetivo a formação de profissionais habilitados para o exercício crítico e competente da docência, bem como atividades de pesquisa e extensão nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e correlatas. Ao final do curso, o Biólogo deverá possuir formações geral e científica, suficientemente amplas, que lhe permitam o exercício profissional e o aprofundamento do conhecimento por meio de cursos de Especialização ou Pós-Graduação stricto sensu.

O curso oferecerá conteúdos na área de licenciatura e conteúdos básicos que englobarão os conhecimentos biológicos e das áreas de ciências exatas, da terra e humanas, tendo a evolução como eixo integrador. Adicionalmente, serão oferecidas disciplinas optativas complementares, além de atividades como estágio, monitoria, iniciação científica, iniciação à docência, apresentação de trabalhos em congressos e seminários, cursos e atividades de extensão, além do trabalho de conclusão de curso.

O profissional

É papel do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas formar um profissional cidadão e um docente que conheça os conteúdos curriculares, elabore e execute projetos para o desenvolvimento desses conteúdos, que investigue sua própria prática pedagógica e que busque instrumentos necessários para o desempenho competente de suas funções, afim de sempre melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem.

O Biólogo deverá estar capacitado para atuar nas áreas de Ciências Biológicas e correlatas, tanto no ensino, nos níveis fundamental, médio e superior, quanto na pesquisa e extensão, sempre se pautando pela geração, aplicação, transferência e divulgação do conhecimento.

Segundo a Lei nº 6.684 de 3 de setembro de 1979, que regulamenta a profissão de Biólogo, o Licenciado em Ciências Biológicas é também um Biólogo e usufrui de todas as prerrogativas legais da profissão atribuídos ao Bacharel. Ainda segundo a Lei nº 6.684, em seu Art. 2º, o Biólogo poderá:

I- formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos;

II- orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público, no âmbito de sua especialidade;

III- realizar perícias e emitir e assinar laudos técnicos e pareceres de acordo com o currículo efetivamente realizado.

Dados do curso

dados_biologia_2
dados_biologia

Coordenadora do curso: Profª. Jane Piton Serra Sanches

Vice-coordenadora: Profª. Isabel Ribeiro do Valle Teixeira

Matriz e Corpo Docente

Matriz Curricular

Projeto Pedagógico (para turmas ingressantes a partir de 2017)

Projeto Pedagógico (para turmas ingressantes em 2015 e 2016) 

Docentes do Curso

Horários das Aulas

Carta de Solicitação de Estágio (DOC / PDF)

Ficha de Avaliação do Estágio Supervisionado (DOC / PDF)

Ficha de Frequência do Estágio Supervisionado (DOC / PDF)

Modelo de Portfólio do Estágio Supervisionado I e III (DOC / PDF)

Modelo de Portfólio do Estágio Supervisionado II e IV (DOC / PDF)

Regulamento de Estágio Supervisionado (DOC / PDF)

Regulamento de Atividades Complementares (DOC / PDF)

Regulamento do TCC (DOC / PDF)

Notícias

Fotos

camera