facebooktwitter_2youtube

MOODLE

Engenharia de Computação

engenharia de computacao

Sobre o curso

A Engenharia de Computação é o ramo da Engenharia que lida com a realização de projeto e construção de sistemas de computação que integram hardware e software, envolvendo as áreas de eletrônica, computação, telecomunicações e automação.

O computador de uso pessoal, embora seja o sistema de computação mais conhecido, representa apena 20% de todos os sistemas de computação do mundo, sendo os outros 80% conhecidos como "Sistemas Embarcados", por serem sistemas de computação que fazem parte de um sistema maior.

Alguns exemplos de sistemas embarcados são: computador de bordo de aeronaves, navios e veículos terrestres; sistemas de segurança e automação industrial e residencial; e sistemas de monitoramento, controle e gerenciamento de dados de usinas e plantas industriais. Além disso, grande parte dos eletroeletrônicos de hoje, como as TVs, teletones celulares, câmeras fotográficas, microondas e aparelhos de som, são sistemas de computação embarcados, pois possuem microprocessadores, firmware e software avançados.

O engenheiro de computação pode atuar em uma ampla gama de atividades relacionadas com produtos e/ou serviços tanto de hardware quanto de software, tais como: sistemas embarcados, computadores pessoais, dispositivos móveis, sistemas multiplataformas, sistemas Web, sistemas distribuídos, sistemas digitais, redes, bancos de dados, cibersegurança, inteligência artificial e jogos digitais entre outros. O perfil do engenheiro de computação formado pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas tem como base quatro características principais:

1. Habilidades para absorver e gerar novas tecnologias;
2. Forte embasamento tecno-científico;
3. Criatividade para inovação;
4. Conhecimentos, capacidades e habilidades para responder às mudanças circunstanciais do mercado de trabalho.

Coordenação: Prof. Rodrigo Lício Ortolan: e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Vice-coordenação: Prof. Ezequiel Junio de Lima 

Duração: 5 anos

Número de vagas: 35

Início do Curso: 1º Semestre de 2015

Horário das aulas: Diurno/Integral (matutino e vespertino)

Carga horária total do Curso: 4.266,7 horas

Forma de Ingresso: Vestibular e SISU/ENEM

Docentes do Curso


Documentos

Atas de Reunião

Atividades Complementares

Calendário Acadêmico 2017

Documentação

Horários e Agendas

Matriz e Corpo Docente

Matriz Curricular

Matriz Curricular Gráfica

Projeto Pedagógico do Curso 


face_icone_transparente Fanpage

Notícias

 

camera