Home Notícias Visitas em São Carlos
Visitas em São Carlos

Servidores conhecem centros de inovação, cultural e de ciências em São Carlos

O intuito é construir espaços semelhantes no Campus Poços de Caldas

IMG_8401Em busca de conhecer experiências, projetos e espaços inovadores, servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e representante da Prefeitura Municipal, partiram rumo a São Carlos-SP no dia 29 de junho. O grupo formado pelos servidores Thiago Caproni Tavares, Ricardo Ramos de Oliveira, Rodrigo Lício Ortolan, Rafael Neves, Cássio Henrique Costa, Humberto Duque, Heliese Pereira, Lilian Fernandes e o gerente da Seção de Políticas de Trabalho e Geração de Renda do município, Mateus Lopes percorreu o centro de inovação ONOVOLAB, e na Universidade de São Paulo (USP) pelo Centro Cultural e o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC). Os propósitos das visitas a cada local podem ser conferidos a seguir.

ONOVOLAB

A visita ao centro de inovação ONOVOLAB, está dentro das ações do Campus Poços de Caldas que visam a construção de um espaço criativo que fomente e apoie projetos de inovação, startups e empresas juniores. O ONOVOLAB possui o conceito de ser um espaço de co-inovação com intuito de conectar empresas e pessoas com viés inovador dentro de um ecossistema que alia empreendedorismo, tecnologia, arte e cultura.

Para o diretor-geral do Campus Poços, Thiago, a visita mostrou a importância de se criar um ambiente que propicie a criatividade e a colaboração. “Trabalhar em comunidade e coletivamente provê a conexãoIMG_8383 entre ideais e projetos, facilitando o pensamento inovador aliando a busca do bem-estar social para a construção de um mundo do trabalho com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento humano”, enfatizou.

O grupo voltou bem animado e com muitas ideias para serem implantadas no Campus. “A viagem motivou a todos para continuarmos o trabalho de criação de um projeto semelhante ao visto em São Carlos, e pretendemos nos próximos meses, estabelecer e infraestruturar um espaço de inovação no Campus Poços de Caldas”, ressaltou Thiago.

Ainda no espaço de coworking, o grupo teve a oportunidade de conhecer a Grok Maker, empresa especializada em produção de produtos educacionais. “Eles possuem uma forma inovadora de abordagem dos conteúdos através de jogos, experiências e maneiras lúdicas de tratar os mais diversos assuntos de sala de aula. A ideia é que empresa possa futuramente ofertar oficinas de criação para alunos e servidores com intuito de expandir as possibilidades de metodologias de ensino no ambiente do IFSULDEMINAS”, explicou o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Poços, Rafael.

IMG_8414Centro Cultural USP

No Centro Cultural, a coordenadora Angela Cristina Pregnolato Giampedro, apresentou o auditório onde são realizados concertos, saraus, palestras e outras manifestações artísticas, uma sala de exposição e um espaço para as atividades do Teatro da USP (TUSP), bem como as atividades culturais e artísticas voltadas à comunidade do Campus, da cidade e região, promovidas pela Seção de Atividades Culturais.

Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) USP

Por fim, o grupo visitou o CDCC. Pretendeu-se, assim, conhecer a estrutura do centro de ciências que serviu como modelo para a implementação do Centro de Divulgação e Popularização da Ciência de Poços de Caldas (CDPC), com sede no Campus.

“Neste centro teremos uma biblioteca de experiências, denominada experimentoteca, cujos kits de experimentos serão emprestados à comunidade, além de promover experimentos interativos em ambientes fechados e abertos ao longo de todo o Campus”, esclareceu Rafael.

cameraface_icone_transparente Confira mais fotos!

Texto: ASCOM Poços
Fotos: Heliese Pereira