Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias De Bike em Poços
De Bike em Poços

 Passeio ciclístico promovido pela Aldeia alia sensibilização ambiental e solidariedade

O evento arrecadou 100 litros de leite, além de demonstrar o uso da bicicleta como um meio de transporte sustentável

Largada do passeio ciclístico De Bike em Poços.

IMG_6539Mais de 120 ciclistas de Poços de Caldas e região, participaram na manhã de domingo (24) do passeio ciclístico De Bike em Poços, um evento esportivo que aliou sensibilização ambiental e solidariedade, cuja participação foi feita mediante doação de 1 litro de leite. A atividade, organizada pela Aldeia Consultoria Júnior do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, visou incentivar a população a utilizar a bicicleta como meio de transporte saudável, sustentável e econômico, auxiliar o poder público a inserir sinalizações adequadas para os ciclistas usando o percurso onde será implantada a futura junção entre as ciclovias das Avenidas João Pinheiro e Alcoa, bem como sensibilizar o cidadão a respeito da pegada de carbono e em contrapartida plantar uma árvore por pessoa inscrita no evento.

“Toda iniciativa que trata de mobilidade urbana incluindo ciclovias e bicicletas sempre é bem-vinda", comemorou o professor Sérgio Pedini. "E fico animado em saber que a Aldeia encubada aqui no Campus Poços se envolveu com o tema. Dessa forma, estamos cumprindo com a missão de contribuir com o desenvolvimento local. No mais, é torcer pela continuidade do projeto e o engajamento do público nessa proposta”, complementou.IMG_6578

Foram nove km de percurso entre as duas principais ciclovias da cidade que interligam a Avenida João Pinheiro e Zona Sul. O Departamento Municipal de Trânsito, com apoio da Polícia Militar, garantiram total segurança aos participantes. A largada ocorreu por volta das 8h30, na Estação Ferroviária FEPASA, finalizando no Campus Poços. Ao chegarem, os ciclistas receberam água para se hidratar e frutas.

De acordo com Juliana Albino, Diretora Administrativo-Financeira da Aldeia, um dos principais objetivos era demonstrar o uso da bicicleta como um meio de transporte limpo, e foi alcançado com êxito. “Vários participantes nos procuraram e comentaram sobre o despertar do interesse em começar a utilizar esse meio nos seus passeios ou até mesmo no seu dia a dia. Toda a equipe da Aldeia está com a sensação de dever cumprido e gostaria de agradecer aos patrocinadores e parceiros do evento, que fizeram deste um sucesso!”, comentou Juliana.

Ao término do evento foi realizado o sorteio de brindes, desde artigos para o ciclismo, até uma bicicleta doada pela Mobile Bike. Além disso, cinco mudas de árvores foram plantadas pelos participantes do passeio.

IMG_6624O evento superou as expectativas dos conselheiros da Aldeia, relatou Gisele Nader. Segundo a Diretora Presidente da empresa júnior: “além de fazermos um trabalho de sensibilização ambiental em nossos canais de comunicação falando sobre mobilidade urbana, emissão de CO2 e pegada de carbono, conseguimos unir ciclistas de 6 a 75 anos em um passeio por uma das principais ciclovias de Poços de Caldas, e ainda conseguimos arrecadar mais de 100 litros de leite que doamos para o lar dos velhinhos.”

Para o administrador de empresas e coordenador da Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas, Alisson Siqueira, o evento dever ser realizado com frequência para mostrar à sociedade que a cidade tem uma estrutura ciclística precária, porém há soluções para melhorá-la, se contar com a boa vontade dos órgãos responsáveis. “O intuito da Associação, criada há pouco tempo, é de unir empresas, órgãos públicos, sociedade e a partir de agora o IFSULDEMINAS, a fim de discutir o assunto mobilidade urbana de forma mais robusta”, explicou.

A professora Marília Aparecida de Sousa, aprovou a iniciativa: “o evento foi espetacular, agora é ter persistência e aos poucos a população vai tomando consciência sobre a importância do movimento”, frisou.IMG_6631

“Temos que discutir cada vez mais formas alternativas de mobilidade urbana e para mim, foi uma grata surpresa, eu já conhecia o IFSULDEMINAS, mas não sabia que existia uma empresa júnior e que estivessem preocupados com a pegada de carbono”, disse o engenheiro mecânico, Luciano Antônio Gileno. “Eu acredito nesse raciocínio para realmente construir sustentabilidade que não seja apenas discurso e marketing”, complementou.

cameraface_icone_transparente Confira mais fotos nas páginas do facebook do IFSULDEMINAS - Poços de Caldas ou ALDEIA

 


Texto e fotos: Heliese Pereira
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
09/07/2018, às 15:51

Conselheiras da Aldeia Consultoria Júnior realizam entrega de alimentos arrecados no evento De Bike em Poços

WhatsApp Image 2018-06-28 at 15.01.51O passeio ciclístico arrecadou 100 litros de leite e uma caixa e meia de maçã, que foram doados pelos atletas como forma de inscrição. No dia 27 de junho, Juliana Albino e Gisele Nader realizaram a entrega dos alimentos arrecadados entre a Associação dos Deficientes Visuais e Lar dos Velhinhos e a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), ambas de Poços de Caldas.

Publicado em 09/07/2018.