Home Notícias Visita à Casa Geraldo
Visita à Casa Geraldo

Estudantes de Biologia realizam visita técnica à fábrica de Vinhos em Andradas-MG

IMG_20180509_152559798No dia 09 de maio, os estudantes do terceiro período do curso de Licenciatura em Biologia do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizaram uma visita técnica à fábrica de vinhos Casa Geraldo/ Vinhos Campino na cidade de Andradas-MG. A visita foi idealizada pela professora Alexandra Cruz, atual responsável pelas disciplinas de Microbiologia do Campus, e teve como objetivo entender o processo de fermentação alcoólica realizada por Saccharomyces cerevisiae em escala industrial, oportunidade ímpar de integrar o conhecimento adquirido em sala de aula ao cotidiano.

Na ocasião, os estudantes foram recepcionados pelos funcionários da empresa os quais se demonstraram sempre solícitos durante toda a permanência dos alunos na empresa. Em seguida os alunos foram conduzidos ao auditório onde discutiram aspectos e curiosidades relacionados aos processos fermentativos realizados por micro-organismos, desde tempos remotos, quando o homem percebeu a utilidade da fermentação na elaboração de produtos alimentícios e bebidas alcoólicas, até os dias atuais. Na sequência foi exibido um filme demonstrativo dos processos de produção de vinho realizado na empresa desde as etapas iniciais de colheita da uva nas vinícolas até a rotulagem do produto final que é disponibilizado no mercado.IMG_20180509_154711344

Após essa breve contextualização, o enólogo da empresa conduziu os alunos a uma visita pelos parreirais e pela fábrica para conhecer na prática como são realizados todos os processos. Neste contexto, foram discutidos aspectos relacionados à variedade das uvas e as estratégias utilizadas para o cultivo. Nos parreirais os alunos tiveram explicação sobre processo de cultivo e colheita das uvas. Foram apresentados os enormes tanques de fermentação com capacidade para até 100 mil litros e a importância dos micro-organismos durante todo o processo de elaboração dos produtos. Os alunos tiveram a oportunidade de degustar alguns vinhos e queijos que são produzidos na própria empresa. Também foi permitido ao grupo observar os maquinários de envase dos produtos em funcionamento o que foi muito interessante. Por fim, os alunos tiveram a oportunidade de ir à sala de maturação onde os vinhos finos ficam armazenados em barris por algum tempo até atingirem as características organolépticas desejadas.

Segundo a professora Alexandra “a visita foi bastante produtiva e muito importante para a formação dos alunos, superou de maneira positiva as expectativas de todos e atingiu o objetivo central: agregar conhecimento teórico à vivência prática”. A professora aproveita o ensejo para agradecer todos os funcionários da empresa Casa Geraldo/Vinhos Campino que se demonstraram atenciosos e acolhedores durante todo o tempo de permanência, pela paciência, dedicação e disposição em sanar todas as dúvidas apresentadas pelos estudantes.

Texto e fotos: Alexandra Cruz
13/06/2018, às 18:19