Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 20h42 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 15h45 | Acessos: 1542

Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Poços destaca-se com nota 04 no Enade 2019

gestao ambiental enade 2019O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebeu nota 04, de um total de 05, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade 2019. O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos alunos em relação à realidade brasileira e mundial.

Com dois anos e meio de duração, o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Poços de Caldas é noturno, contando com uma carga horária total de 1.900 horas, que incluem 200 horas de estágio profissional supervisionado e 100 horas de trabalho de conclusão de curso. Iniciado no campus no ano de 2014, foi o primeiro curso superior ofertado pela instituição. Tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuação em gestão, planejamento, execução e coordenação das atividades ligadas à área ambiental, em todas as suas etapas e níveis de execução. Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

Para o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o prof. Thiago Caproni Tavares, o bom resultado obtido no Enade é fruto de um esforço coletivo. “O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental já é um curso que tem um amadurecimento na instituição. Já passou por um processo de reconhecimento do MEC, também com nota 04, e, agora, no Enade. Isso é fruto do trabalho das coordenações de curso anteriores, da qualidade e envolvimento dos professores e técnicos, da infraestrutura que o campus dá em termos de laboratórios, de possibilidades de visitas técnicas. Isso promove um aprendizado mais amplo; dá outras oportunidades para os alunos. Tudo isso contribui com o amadurecimento do curso e com a qualidade do mesmo”, afirmou o prof. Thiago.

Quem também destacou o trabalho conjunto para o bom desempenho da Gestão Ambiental no Enade foi a atual coordenadora do curso, a professora Melina Mara de Souza. “Essa nota no Enade é super importante para o curso e para a instituição, para o ensino público de qualidade e, principalmente, para demonstrar o trabalho que a gente vem realizando. E aqui destaco o trabalho de todos os coordenadores anteriores e dos ex-alunos do curso. Esse trabalho de uma nota 04 no Enade é um trabalho em conjunto, que envolve os alunos, os docentes e o todo o corpo técnico administrativo. Quando a gente tem um bom resultado, isso é fruto de um trabalho integrado da instituição como um todo. A ideia é continuar esse bom andamento e sempre priorizando a qualidade do curso e o bom desenvolvimento em questões técnicas e profissionais”, mencionou a profa. Melina.

O que alunos e ex-alunos dizem do curso?

Para quem está matriculado ou já se formou no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, a nota 04 obtida no Enade não foi novidade. A seguir, você confere os depoimentos de gratidão de duas alunas e de uma ex-aluna do curso, que destacaram momentos de aprendizado e qualificação profissional. Confira!

DeniseDenise Carvalho Assis – aluna do 4º período

“Eu já tenho uma graduação em direito, mas eu sempre quis fazer alguma especialização na área ambiental. Quando eu fiquei sabendo que o IFSULDEMINAS oferecia um curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, tratei logo de saber mais informações. Eu li a ementa do curso e já fiquei super interessada, pois tudo que eu queria tinha abordagem no curso. Assim que iniciei meus estudos, já fiquei apaixonada, primeiro pela estrutura que o IF proporciona para os estudantes, com laboratórios muito bem equipados, biblioteca e, principalmente, pela capacitação dos docentes, mestres e doutores em suas áreas, ou seja, profissionais com alto padrão e conhecimento. Tudo isso resulta na excelência do curso, que não é só teórico, tem muita prática e isso faz a gente ter certeza de que estamos no caminho certo. Eu tenho certeza que o curso abre muitas oportunidades, pois a área ambiental requer profissionais técnicos, capacitados, e por ser uma área que ainda tem carência de profissionais especializados, com certeza, garante muitas oportunidades para quem se interessa pela área. Meus planos estão voltados para a área de licenciamento ambiental, pois vemos todos os dias as manchetes enfatizando a importância de cuidarmos do meio ambiente. Então, eu creio que o licenciamento ambiental é a chave para que novos empreendimentos surjam, porém com respeito à preservação do meio ambiente, essencial para garantirmos um futuro de qualidade para o nosso País e para o mundo. Eu tenho muito orgulho de fazer parte do IFSULDEMINAS e estou segura que fiz a melhor escolha quando optei pelo curso de Tecnologia em Gestão Ambiental”.

 

TatianeTatiane Alves de Oliveira Dantas – aluna do 6º período

“O curso é bom, tanto em teorias como em práticas. O curso já me abriu oportunidades na área de legislação ambiental e ainda abrirá mais oportunidades, com certeza. Após me formar, pretendo continuar na área de prestadora de serviços em assessoria, tendo em vista que muita empresa opta por essa opção para atender as questões e obrigações ambientais”.

 

 

 

SheylaSheyla dos Santos Brito Sousa – Ex-aluna do IFSULDEMINAS
Mestranda em Geociências (Unicamp)

“O curso Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas é um curso de ótima qualidade de ensino. Oferece uma boa infraestrutura, organização e conta com um corpo docente capacitado. O curso proporciona para o aluno várias oportunidades de aprendizado, como a participação em atividades de extensão, desenvolvimento de pesquisas, rodas de conversas, entre outras, que possibilitam o envolvimento do aluno na comunidade científica e auxilia na busca por conhecimento de tecnologias inovadoras capazes de melhorar o ambiente no qual as atividades são executadas, o que contribui para formação de um profissional capacitado para atuar em diversos segmentos. O curso me proporcionou participar de projeto em indústria, ser membro da empresa júnior Aldeia Consultoria, participar de congressos, palestras e ir em visitas de campo bem abrangentes, além da possibilidade de estágio na área. Todas essas oportunidades contribuíram para o meu ingresso no mestrado em uma das melhores universidades do Brasil: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, sou mestranda na área de Geociências da Unicamp, com uma pesquisa inserida em um projeto maior com pesquisadores interdisciplinares das universidades de Campinas e Cardiff. Futuramente, pretendo trabalhar na área ou seguir com um doutorado”.

Confira fotos do curso!

Confira alguns momentos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, registrados durantes aulas de campo, visitas técnicas e atividades práticas.

Assista ao vídeo!

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS.

Saiba mais sobre o Enade

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos, formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Outros cursos superiores de outros campi do IFSULDEMINAS também se destacaram na avaliação (clique aqui e saiba mais).

Clique aqui caso queira aprofundar sobre o tema.


 

ASCOM - Poços de Caldas
29/10/2020.
Fim do conteúdo da página