Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 11h32 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 13h59 | Acessos: 2651

Novo mapeamento do GEPLAN destaca aumento no número de casos e mortes pela COVID-19 nas maiores cidades da região

Estudo também aponta leve queda no número de casos nas cidades menores

1O Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN) acaba de divulgar os resultados da oitava fase do mapeamento da COVID-19 no Sul de Minas Gerais. Na nova nota técnica produzida pelo Grupo, o público pode conferir um aprofundamento das análises sobre a interiorização da doença na região. As análises feitas, até o momento, demonstram que o movimento de interiorização se intensificou e atingiu sua consolidação. Os dados apontam que São Tomé das Letras é a única cidade do Sul de Minas que ainda não registrou casos da doença. A pesquisa revela que, após um período de crescimento dos casos, observa-se uma diminuição no atual momento. Entretanto, essa diminuição de casos é tímida e puxada pelas cidades de pequeno porte. Nas cidades maiores (com mais de 100 mil habitantes), a média móvel indica crescimento em número de casos e óbitos por COVID-19.

Na atual fase dos estudos, o GEPLAN divulga: os processos e análises de difusão e densidade no Sul de Minas Gerais; e a concretização do processo de interiorização da COVID-19. Para a análise proposta, foram utilizados os dados da COVID-19 espacializados conforme o porte populacional das cidades. Ao mesmo tempo, utilizou-se dos dados consolidados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Os dados e análises levantados têm aplicações importantes na elaboração de políticas públicas e no subsídio ao sistema de decisões. Destacamos que o objetivo desta fase do estudo é oferecer análises e dados que contribuam com as tomadas de decisão dos gestores e da sociedade, para a mitigação das decorrências da pandemia no Sul/Sudoeste de Minas”, mencionou o coordenador do GEPLAN, o Prof. Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira.

Confira alguns mapas da pesquisa!

Clique nas imagens para ampliá-las.

Algumas conclusões do estudo

O novo mapeamento do GEPLAN sinaliza que os municípios pequenos, com população até 60 mil habitantes, apresentam um achatamento na curva de novas infecções, indicando uma possível estabilização no número de infecções pela COVID-19. Mesmo com a interiorização da doença, municípios de pequeno porte, até 10 mil habitantes, vem apresentando redução nos casos de novas infecções. Confira os gráficos a seguir (clique nas imagens para ampliá-las):

Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, a média móvel aponta uma tendência de crescimento dos novos casos a partir do início de Maio, com uma pequena oscilação na semana 32 (08/08), mantendo a curvatura alta até a 36ª semana. Em Passos/MG, Pouso Alegre/MG, Poços de Caldas/MG e Varginha/MG o crescimento de casos acumulados continua exponencial, sendo mais expressivo em Pouso Alegre/MG, que em menos de 20 dias praticamente dobrou o número de casos confirmados, apresentando também a maior média de casos diários desde o primeiro caso registrado, sendo contabilizados 8 casos em média por dia na cidade. Para conferir a nota técnica completa, com todos os resultados da fase 8 do mapeamento do GEPLAN, clique aqui.

media movel casos 100 mil mais

media movel mortes 100 mil mais

GEPLAN na mídia

Essa nova pesquisa do GEPLAN foi destaque nos seguintes veículos de comunicação:

Período  Reportagens Veículos de Comunicação
2020
21/09/2020 Instituto Federal de Poços de Caldas (MG) analisa cenário da pandemia no Sul de Minas 1ª Edição do Jornal da EPTV

Nesta quinta (24/09), às 19h, as possibilidades de retorno presencial às aulas são tema de live do GEPLAN. Participe!

Nesta quinta-feira (24/09), às 19h, tem live do Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN). Em pauta, as possibilidades de retomada das aulas presenciais em Poços de Caldas. Para debater o assunto, haverá a participação do pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, Giovane José da Silva, do diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Thiago Caproni Tavares, e da Secretária de Educação de Poços de Caldas, Maria Helena Braga. Com eles, estarão o Prof. Sérgio Teixeira e o Prof. Sérgio Pedini, representantes do GEPLAN. A live será transmitida no canal GEPLAN IFSULDEMINAS.

?Assista e participe: https://bit.ly/2U8NwZP

live geplan

Publicado em 22/09/2020.

Siga COVID nas redes sociais!

logo siga covid 1Com o objetivo de informar a população, os gestores públicos e os meios de comunicação sobre a situação da COVID-19 no Sul de Minas, o Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN) criou, em abril deste ano, o Siga COVID, um projeto de divulgação, no Facebook e no Instagram, dos resultados das pesquisas do grupo sobre o avanço do novo coronavírus na região. Para ter acesso às informações do GEPLAN nessas redes sociais, basta seguir a página e o perfil: @sigacovid

O GEPLAN

logo geplanImplantando oficialmente em dezembro de 2019 no Campus Poços de Caldas, o Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN) teve, em seu início, a atuação de alunos e professores dos cursos de Licenciatura em Geografia e do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. Atualmente, o grupo conta também com a participação de pesquisadores e representantes de outras instituições, como o IBGE, a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A coordenação do GEPLAN é dos professores do IFSULDEMINAS, Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira (coordenador) e Dr. Flávio Henrique Calheiros Casimiro (vice-coordenador).

Informações: Prof. Sérgio Teixeira
Revisão: ASCOM - Poços de Caldas