Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 14h55 | Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 13h52 | Acessos: 22605

Candidatos inscritos no curso "Produção de Conteúdos em EaD" e que ainda estão sem acesso à sala de aula virtual têm até dia 05/10 para solicitarem regularização de suas matrículas. Confiram os comunicados!

A coordenação do curso "Produção de Conteúdos em EaD" torna públicos os seguintes comunicados aos inscritos no curso:

  • Se você fez a inscrição, mas não recebeu o link para o envio dos documentos de matrícula, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 05/10/2020 para receber as instruções necessárias para o envio dos documentos e acesso ao curso.
  • Se você fez a inscrição, enviou os documentos de matrícula e sua matrícula foi deferida, você recebeu um convite para a Sala de Aula do Google. Ao aceitar esse convite, terá acesso ao curso.
  • Se você fez a inscrição, enviou os documentos de matrícula e não teve retorno, nem recebeu o convite para a Sala de Aula do Google, aguarde até o dia 01/10/2020, pois estamos finalizando as análises dos documentos que chegaram e dando retorno aos casos indeferidos ou com pendências. Caso não tenha retorno até o dia 01/10, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 05/10/2020, para saber a situação de sua matrícula.
  • Os candidatos que entrarem em contato até o dia 05/10/2020 terão um prazo de 48 horas para envio da documentação pendente. Os documentos serão analisados pela equipe e o candidato receberá retorno do IFSULDEMINAS, via e-mail, até o dia 08/10/2020.
  • Os candidatos que não entrarem em contato até o dia 05/10/2020 e não estiverem com a matrícula regularizada, infelizmente não poderão ter acesso ao curso. Nesse caso, assim como no caso dos candidatos que não realizaram inscrição, pedimos que acompanhem nosso portal e redes sociais pois, como a procura foi grande, pode ser que tenhamos novas ofertas do curso no ano que vem.

Portal: https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial

O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas agradece o interesse de todos e deseja um ótimo curso!

Publicado em 30/09/2020, às 15h10.


 

Todos os inscritos aptos para o curso "Produção de Conteúdos em EaD" poderão se matricular na capacitação. Confira os comunicados!

A coordenação do curso "Produção de Conteúdos em EaD" torna públicos os seguintes comunicados:

  • Não houve alteração após o período de recursos.
  • Em razão da alta demanda, a coordenação do curso decide que todos os candidatos aptos, ou seja, aqueles que atenderem o pré-requisito (possuir vínculo como Professor com as redes Pública ou Privada de Educação) poderão se matricular no curso, tendo sido sorteados ou não no sorteio eletrônico. Para efetuar a matrícula, serão enviadas ao e-mail de cadastro dos candidatos orientações e o link para upload dos documentos comprobatórios. O curso iniciará no dia 29/09, com uma live programada para às 19h. O link para assistir e participar da live também será enviado por e-mail.
  • Em caso de dúvidas, os candidatos podem enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Publicado em 15/09/2020, às 16h30.

 


Publicado o resultado parcial do sorteio de alunos para o curso FIC de "Produção de Conteúdos em EaD"

O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas divulgou, nesta segunda-feira, dia 14/09/2020 (às 16h30), o resultado parcial do sorteio eletrônico de alunos para o curso FIC gratuito de "Produção de Conteúdos em EaD". O IFSULDEMINAS informa que está convocando para matrícula um número 20% maior do que o previsto inicialmente, visando substituir eventuais matrículas que serão indeferidas por falta de atendimento ao pré-requisito mínimo, bem como a taxa de evasão média no início dos cursos FIC. Confira o Resultado Parcial:

Cronograma e recursos:


Prazo para envio de recursos através do link: https://forms.gle/Cgr6VwnTD4UL4YLL6


Até 24 horas após a publicação do resultado parcial


Resultado final

16/09/2020
Início do curso 22/09/2020


Publicado em 14/09/2020, às 16h30.

 


Seleção de alunos para o curso gratuito de "Produção de Conteúdos em EaD". Inscrições até dia 13/09.

Curso é voltado para professores da rede pública ou particular de todo o país

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, pelo presente edital, torna público que, no período de 10/09/2020 a 13/09/2020, estarão abertas as inscrições o CURSO GRATUITO de Produção de Conteúdos em EaD, que será ofertado na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) e a distância (EAD), com início previsto para o dia 22 de setembro de 2020.

Quadro de vagas e requisitos:

CURSO CARGA HORÁRIA VAGAS REQUISITOS
Produção de conteúdos em EaD 100 horas 1.000

Ter vínculo como professor da rede pública ou privada

Objetivos do curso:

O curso de formação inicial e continuada em Produção de Conteúdos em EaD busca fornecer capacitação aos professores das redes municipais, estaduais, federais e privadas na utilização de ferramentas e plataformas digitais que apoiam o Ensino a Distância, principalmente neste período de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de COVID-19. O objetivo deste curso é o desenvolvimento das habilidades necessárias para a produção de videoaulas, utilização de ferramentas de gamificação, utilização de Suíte de Documentos em Nuvem, como planilhas, documentos de texto e formulários de pesquisa. O curso tem ainda o objetivo de fornecer possibilidades quanto à organização de salas de aulas em ambientes virtuais de aprendizados (AVAs), bem como oferecer orientações sobre o fazer pedagógico, abrangendo o planejamento das aulas e os processos avaliativos. Para mais informações sobre essa capacitação, acesse o Projeto Pedagógico do Curso.

Inscrições:

As inscrições poderão ser realizadas gratuitamente no período de 10 a 13/09/2020, através de formulário eletrônico. Procedimentos para inscrição:

a) Possuir um e-mail válido;

b) Estar logado numa conta Google;

c) Ser professor das redes públicas e privadas de educação;

d) Responder todas as perguntas do formulário e, no final, clicar em “Enviar”.

Seleção:

A forma de seleção será por “sorteio eletrônico”. O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas divulgará a lista dos candidatos contemplados no endereço eletrônico https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/, no dia 14 de setembro de 2020, bem como a lista de candidatos em cadastro-reserva.

Matrículas:

O IFSULDEMINAS providenciará a matrícula dos contemplados nos cursos e o estudante deverá enviar, em momento oportuno, através de mensagem e orientações divulgadas no ambiente virtual (AVA) do curso, a seguinte documentação, por meio digital:

  • Cópia digitalizada e legível de documento de identidade com foto;
  • Termo de compromisso assinado;
  • Documento que comprove vínculo com as Redes Pública ou Privada de Educação (último holerite ou documento fornecido pelo RH do órgão).

Se constatada irregularidade ou informação inverídica na conferência da documentação enviada pelo candidato, como idade ou vínculo profissional, o aluno será desligado do curso ou não receberá certificação. O curso será realizado no período de 22 de setembro a 15 de dezembro de 2020.

Matriz curricular e componentes curriculares:

Os componentes curriculares do curso "Produção de Conteúdos em EaD", assim como suas respectivas ementas e cargas horárias, estão definidos na tabela a seguir:

COMPONENTE CURRICULAR

EMENTA

CARGA 

HORÁRIA

Ambientação

Ambientação na plataforma de educação a distância do curso

4

Ferramentas de Conteúdo e Apoio

Conceitos básicos do Google Sala de Aula. Conceitos básicos do Khan Academy.

10

Fundamentos de Informática

Conceitos básicos de informática. Principais componentes de um computador. Fundamentos de sistemas operacionais e nuvens. Serviços de armazenamento e compartilhamento nas nuvens

10

Ferramentas de Escritório para uso Didático 

Ferramentas de escritório para uso na construção de material didático. Pacote de escritório offline e online. Plataforma de ferramentas de escritório online da Microsoft e Google online.

12

Ferramentas para Gravação de Videoaulas

Introdução a ferramenta OBS Studio. Conceitos e configurações básicas para gravação de videoaulas. Conceito de cenas e fontes de mídia.

10

Ferramentas de Aulas Síncronas pela Internet

Fundamentos de ferramentas com suporte a transmissão de vídeo pela internet: Youtube, Google Meet, Jitsi e Zoom. Uso do OBS Studio para transmissão de vídeo

12

Ferramentas para Edição de Vídeos

Fundamentos da ferramenta OpenShot para edição de vídeos.

10

Ferramentas online para Atividades Lúdicas e Interativas

Utilização da plataforma Kahoot, Socrative e Quizlet. Ferramentas similares de interação lúdica para uso educacional

8

Planejamento de aulas virtuais: especificidades didático-pedagógicas

Elaboração de guia de estudos ou de ensino. Importância do detalhamento no planejamento de aulas virtuais. Possibilidades de organização das aulas e apresentação de modelos de planejamento de ensino.

8

O processo avaliativo: possibilidades de  abordagens

A avaliação como processo inerente ao fazer pedagógico. Reflexões sobre a avaliação. Possibilidades aplicação de múltiplos procedimentos avaliativos em Educação a Distância. 

8

Considerações sobre o aprender: dimensão do sujeito aprendente

O sujeito aprendente no contexto da pandemia COVID-19. Desenvolvimento humano: dimensões social, cognitiva e afetiva da aprendizagem. O papel da docência na orientação e na constituição do discente enquanto sujeito aprendente. Possibilidades de intervenções.

8

Informações: 

As informações completas sobre este processo seletivo constam no Edital 39/2020 (leia-o na íntegra). Para saber mais sobre o curso, confira também o Projeto Pedagógico do Curso. Em caso de dúvidas, envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. OU ligue para (35) 3697-4953. 

Cronograma:


Período de inscrições via web

10/09/2020 a 13/09/2020


Resultado parcial da seleção


14/09/2020


Prazo para envio de recursos através do link: https://forms.gle/ZAnr7o7b9qz8gMGeA


Até 24 horas após a publicação do resultado parcial


Resultado final

16/09/2020
Início do curso 22/09/2020

producao conteudos ead

Publicado em 08/09/2020, às 15h00.

registrado em:
Fim do conteúdo da página