Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 16h55 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 16h41 | Acessos: 2396

Ex-alunos das licenciaturas falam sobre oportunidades conquistadas através do Instituto Federal

Já contamos, aqui no portal, a história da Marina dos Anjos, ex-aluna da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, que está trabalhando em uma empresa de análises clínicas de Poços de Caldas (clique aqui e saiba mais). Agora, vamos mostrar para você as histórias de dois ex-alunos das licenciaturas do campus, que hoje atuam como professores: a Luiza Ediodato, ex-aluna da Licenciatura em Ciências Biológicas; e o Warllen Nannini, ex-aluno da Licenciatura em Geografia. Nas entrevistas a seguir, eles falam sobre as atividades que desenvolvem, a gratidão que sentem pelo Instituto Federal e sobre os seus planos profissionais. Confira!

IMG 20200715 WA0038Ex-aluna da Licenciatura em Ciências Biológicas: Luiza Ediodato de Sousa
Ano de conclusão do curso no IF: 2019
Assessoria de Comunicação (Ascom): Conte-nos um pouco sobre o seu trabalho (atividades que desenvolve).
Luiza: Entrei na rede municipal de ensino da prefeitura de Poços de Caldas em 2019, coincidentemente, no dia do Biólogo, dia 03 de setembro, que foi o meu primeiro dia de aula. E foi uma experiência muito inovadora. Fui contratada por um período de dois anos, para ser professora de Ciências, no 5º até o 9º ano do Ensino Fundamental II. Fui, então, para a Escola Municipal José Mamud Assan, lá no bairro Vila Rica. O pessoal de lá é muito nota 10. A diretora me abraçou muito; os professores são muito gente boa. Não tenho o que reclamar dessa turma que eu encontrei no Mamud. Foi muito legal. A escola desenvolve muitos projetos e atividades com os alunos.
 
Ascom: O IF foi importante para a sua vida e para a sua conquista profissional? Que dicas você poderia dar para os estudantes do curso de Ciências Biológicas do Campus Poços e para aqueles que pretendem ingressar no curso?
Luiza: Eu acho que o IF foi extremamente importante para eu ter conquistado essa oportunidade na minha vida. A formação do IF foi muito completa para mim. Quando eu cheguei lá na sala de aula, eu não tinha dúvida, porque a gente aprendeu muito. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do IFSULDEMINAS (PIBID) foi excelente, me ajudou demais mesmo. Eu cheguei para dar aula já com todas as ideias formadas; eu só precisei adaptar. Para aqueles que pensam em ingressar no curso, podem ir sem medo, sem dúvidas, porque é um curso muito completo. Os professores são muito joia, muito nota 10. É um curso que te agrega tanto na vida profissional quanto pessoal. O Instituto tem muitos projetos e atividades extracurriculares. Isso ajuda demais!
 
Ascom: Quais seus planos profissionais?
Luiza: Estou estudando muito para ingressar no mestrado. Posteriormente, também pretendo fazer um doutorado. Sempre foi o meu sonho. Estou batalhando muito para isso. Tenho vontade de fazer mestrado na área de Ciências Farmacêuticas, que é algo que eu amo demais. Tenho certeza que eu vou conseguir.
 

 
IMG 20200715 WA0064Ex-aluno da Licenciatura em Geografia: Warllen Torres Nannini
Ano de conclusão do curso no IF: 2018
Assessoria de Comunicação (Ascom): Conte-nos um pouco sobre o seu trabalho (atividades que desenvolve).
Warllen: Sou formado em Técnico em Meio Ambiente (conclusão em 2012) e em Licenciatura em Geografia (conclusão em 2018); os dois cursos pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. No momento, sou aluno do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, também pelo Campus Poços de Caldas. Atualmente, dou aulas particulares de Geografia e atuo com professor voluntário no cursinho de Botelhos/MG chamado “Vestibulinho”, que consiste em um projeto voltado para alunos da rede pública de edução de Botelhos, que pretendem prestar vestibular no IFSULDEMINAS. Também presto serviços particulares como consultor ambiental. Passei no concurso do Estado de 2018, para Professor de Geografia na Escola Estadual João de Souza Gonçalves, em Botelhos/MG, e estou aguardando a efetivação. Atuei como professor no ano de 2018, por designação, nessa mesma escola.
 

Ascom: O IF foi importante para a sua vida e para a sua conquista profissional? Que dicas você poderia dar para os estudantes do curso de Geografia do Campus Poços e para aqueles que pretendem ingressar no curso?
Warllen: O IF foi muito importante na minha vida, pois venho de uma família da classe baixa, com uma história de vida marcada por diversas necessidades. Através do Instituto Federal, tive acesso à edução gratuita e de qualidade, conheci pessoas e lugares. Além de fornecer saberes e conhecimentos para minha formação profissional, através de professores e do projeto político-pedagógico da instituição, o IF também otimizou minha formação como ser humano crítico, consciente do seu papel na sociedade. Hoje tenho plenas condições de traçar meu caminho como cidadão, sempre em busca de novos conhecimentos. O curso de Geografia ofertado pelo Instituto é maravilhoso, excelente professores, excelente grade curricular. O IF também oferta diversas atividades curriculares e extracurriculares, como palestras, visitas técnicas, dia de campo, pesquisa e extensão, eventos culturais e esportivos. Meu conselho para quem pretende cursar Geografia: aproveite essa fase da vida de experiências e conhecimentos, interaja com os colegas, divirtam-se, mas estudem, participem de todos os eventos, aproveitem tudo que o IF oferece. Geografia é uma paixão, uma ciência integradora, que abarca todos os outros saberes e nos permite uma visão holística da vida, da sociedade e do meio ambiente.

Ascom: Quais seus planos profissionais?
Warllen: Quero concluir o mestrado e, se tudo correr bem, pretendo fazer um doutorado. Continuar na vida acadêmica, tanto como pesquisador, bem como professor. Quem sabe um dia, consigo trabalhar no IF.


Confira algumas fotos da trajetória acadêmica do Warllen Nannini!

 

Confira algumas fotos da trajetória profissional e acadêmica da Luiza Ediodato!

ASCOM - Poços de Caldas
https://www.facebook.com/ifpocosoficial/
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
16/07/2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página