Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 17h25 | Última atualização em Segunda, 13 de Julho de 2020, 19h47 | Acessos: 1672

Gestor ambiental e atual licenciando em Biologia do IF é co-autor de pesquisa publicada em revista internacional

O ex-aluno do curso de Gestão AmbientalElidio Monteiro Junioratualmente graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas também membro do grupo de pesquisa em Biodiversidade do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, foi co-autor de uma importante pesquisa publicada na revista internacional de alto impacto "Plants".

figura 1 plants

A pesquisa objetivou verificar quais as melhores dosagens de nitrogênio e fósforo para o cultivo de mudas de uma espécie típica do Cerrado Brasileiro, a "Cagaita", cujo nome científico é Eugenia dysenterica D.C.

figura 2 plants

"O Cerrado é considerado um hotspot brasileiro, pois apresenta elevada biodiversidade, alto grau de endemismo (espécies que ocorrem apenas neste Bioma) e enfrenta muitas ameaças nas últimas décadas. Com aparência savânica, apresenta árvores retorcidas e solo naturalmente ácido sobre o qual as espécies evoluíram e se adaptaram. A exploração madeireira extrativista e a remoção da sua vegetação nativa para a expansão da pecuária e plantios de soja representam as principais ameaças à sua conservação na atualidade. Com isso, espécies nativas que ocorrem apenas em solos específicos como os deste Bioma vêm se perdendo, e entender as demandas fisiológicas destas espécies pode ser crucial para programas de germinação e produção de mudas para reflorestamento", afirmou Elidio.

A Cagaita, espécie alvo do estudo, é pertencente à família Myrtaceae e apresenta considerável importância para o Cerrado, devido às suas propriedades alimentícias (fonte de vitaminas A e C), medicinais e cosméticas, além da utilização da sua madeira nas indústrias e para lenha. Assim, os pesquisadores avaliaram o desenvolvimento das plântulas de E. dysenterica sob diferentes doses de nitrogênio e fósforo em um solo típico de Cerrado. A espécie foi cultivada em vasos, pelo período de 278 dias, e a avaliação do desenvolvimento das plântulas de E. dysenterica foi realizada com o uso de variáveis morfológicas (altura, diâmetro do coleto, matéria seca da parte aérea e raiz) e fisiológicas (fotossíntese, teores de clorofila total, transpiração), além de outras análises realizadas.

figura 3 plants

A pesquisa concluiu que as doses de 50 mg dm-³ de Nitrogênio e 200 mg dm-³ de Fósforo proporcionaram o melhor desenvolvimento das mudas de E. dysenterica, considerando-as, dessa forma, como as doses recomendadas na produção de mudas dessa espécie. O estudo oferece bases para potencialidades do cultivo ex-situ da Cagaita e o reflorestamento em áreas impactadas, subsidiando programas futuros de conservação da biodiversidade do Cerrado Brasileiro. O trabalho foi financiado com recursos do CNPq e Capes, sendo desenvolvido no IF Goiano - Campus Rio Verde. A publicação da pesquisa completa pode ser acessada pelo seguinte link: https://www.mdpi.com/2223-7747/9/6/722/htm

Texto: Elidio Monteiro Junior - gestor ambiental e licenciando em Ciências Biológicas
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
03/07/2020