Home Notícias I Mostra Científica
I Mostra Científica

Estudantes apresentam suas produções acadêmicas em evento científico, com o objetivo de fomentar a pesquisa

IMG_0928No dia 29 de novembro o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas em parceria com o IFSP – Campus São João da Boa Vista realizaram a I Mostra Científica no Campus Poços. A proposta da Mostra foi criar oportunidade para os bolsistas de iniciação científica, concluintes da Pós-Graduação Lato Sensu Informática na Educação e comunidade em geral apresentarem suas produções científicas, de forma a projetar os trabalhos acadêmicos institucionais e regionais, além de promover o intercâmbio entre pesquisadores. Na ocasião, os alunos da Pós-Graduação defenderam seus trabalhos de conclusão de curso, no formato de artigo científico. A iniciativa do evento partiu do professor Rafael Felipe Coelho Neves, coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Poços e dos professores da Pós-Graduação em Informática na Educação.

Os trabalhos puderam ser apresentados na forma de comunicação oral, distribuídos em mesas com trabalhos de áreas afins, avaliados por banca; e na forma de pôster, avaliados pelo Comitê Científico do evento. Para avaliação e aprovação dos trabalhos, os inscritos submeteram os pôsteres ou artigos científicos na plataforma da Mostra (http://mostracientifica.weebly.com/) no modelo de formatação disponibilizado.IMG_0954

No total, foram 60 trabalhos submetidos, divididos em: 25 de autoria dos alunos da Pós-Graduação em Informática na Educação, e 35 da comunidade em geral ou alunos da iniciação científica.

IMG_0917De acordo com o professor Rafael, “houve uma participação muito intensa da comunidade e considero que foi um grande sucesso, onde os participantes puderam apresentar os trabalhos de pesquisa, vários alunos que não se inscreveram apareceram no evento para poder prestigiar os pôsteres e as comunicações orais.” O intuito é que evento ocorra anualmente, com o foco de fortalecer cada vez mais a pesquisa no Campus: “entende que é só a primeira edição de um evento muito importante que fomentará a divulgação do que tem sido feito em pesquisa no campus, de certa forma entende-se como prestação de contas para a sociedade, de onde o dinheiro público tem sido investido em pesquisa no desenvolvimento regional”, afirmou Rafael.

Estiveram presentes no evento, Pedro Freire, diretor de programas educacionais da Solve Consultoria, com a missão de escolher um trabalho para ser acelerado como startup pelo grupo, e José Luiz de Andrade Rezende Pereira, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS.

José Luiz ressaltou o intercâmbio científico promovido pelo Campus ao unir diferentes instituições de ensino pela ciência e pesquisa: "a Mostra Científica organizada pelo Campus Poços foi excelente, pois proporcionou aos alunos e professores apresentarem os resultados dos projetos de pesquisas, além de propiciar uma interação com outras instituições de ensino, especialmente com o IFSP - Campus São João da Boa Vista. Este excelente relacionamento que o campus está desenvolvendo com o arranjo produtivo local faz a diferença, pois promove o desenvolvimento de pessoas e o desenvolvimento científico".

A submissão de trabalho para a Mostra, foi a primeira experiência com redação de artigo científico da discente da Pós-Graduação, Franciele de Castro, ela elencou os pontos importantes para sua defesa: “a disponibilidade dos professores quanto a orientação foi bem gratificante, o cuidado na composição da banca e a forma generosa como trataram a correção. Parabenizo os organizadores do evento.”

IMG_0942

A importância da participação da primeira turma da Pós-Graduação no evento acadêmico foi proporcionar esta experiência para estes professores cientistas, que são pesquisadores em formação. De acordo com Rosana Ferrareto, professora da Pós-Graduação no IFSP-SJBV, “é uma oportunidade para divulgar o seu trabalho desenvolvido durante a pós-graduação cujo objetivo era fazer a transposição do uso de tecnologia nos desenvolvimentos dos conteúdos das disciplinas das várias áreas, e nós estamos vivenciando nas bancas que essa transposição foi feita. Eles conseguiram pegar todo o conteúdo aprendido no curso de pós-graduação e levar para suas práticas pedagógicas na sala de aula usando tecnologia como mediadora da transmissão do conhecimento.”IMG_0961

Para Thiago Ruggi, discente da Pós-Graduação, a experiência foi enriquecedora, “estou terminando a pós-graduação com apresentação do artigo científico, e ter uma banca para emitir seus pareceres quanto as deficiências e qualidades de nosso artigo nos motiva a seguir na carreira acadêmica e científica. Foi muito agregador assistir as apresentações de nossos colegas.”

Arthur Emanuel de Oliveira, coordenador do curso de Pós-Graduação no IFSP-SJBV, considera a iniciativa de fundamental apoio para mostrar aos alunos como conduzir um trabalho científico. “O evento foi muito rico, todos os alunos escreveram bem, participaram muito bem do evento e apresentaram muito bem. Avaliei trabalhos de diversas áreas do conhecimento, nos quais pude contribuir cientificamente na metodologia, na revisão bibliográfica e outras partes do trabalho.”

Texto e fotos: Heliese Pereira
21/12/2017, às 17:10