Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Corrida de Rua
Corrida de Rua

 400 atletas de Poços e região participam do Circuito IFSULDEMINAS de Corrida de Rua

IMG_3000No dia 10 de dezembro, 400 atletas de Poços e região, entre amadores e profissionais, marcaram presença no Circuito IFSULDEMINAS de Corrida de Rua, realizado pela primeira vez em Poços de Caldas. Sob um sol escaldante, os corredores demonstraram garra, força e determinação nas modalidades de corridas de 5 km e 10 km e caminhada de 5 km. Sem exceção, os atletas concluíram a prova no tempo determinado, e receberam medalhas. Os três primeiros colocados na categoria Geral, além de medalhas, receberam troféus. Ainda receberam troféus os primeiros colocados de cada categoria, divididas a cada cinco anos.

Nesta prova, a novidade ficou por conta do percurso, a largada aconteceu em frente ao Campus Poços, e seguiu pela BR-146 (Avenida ALCOA), diferente de outras corridas que acontecem na Av. João Pinheiro. A etapa Poços de Caldas ficará marcada pelo pioneirismo na escolha do trajeto, além de inovador, bastante desafiador, principalmente nos 10 km, com vários trechos de subidas fortes.IMG_3095

Estiveram a frente da organização da etapa Poços, a chefe do Setor de Esportes e Lazer do Campus, Heliese Pereira; o coordenador geral do Circuito, Fabiano Fernandes; o professor Wonder Higino; o economista, atualmente lotado na PROEX, Lucas Aarão; e o estudante do curso de Educação Física, Vinícius Faria. A equipe de staff foi composta por estudantes do Campus Poços e Muzambinho, familiares dos atletas e pelos professores Lorena Temponi, Bruno Ferreira e a intérprete de libras, Lucinéia Oliveira.

Heliese, elencou os benefícios de realizar a corrida no entorno da instituição: “quando aceitamos sediar a etapa Poços, não hesitei em realizá-la na zona sul, local onde o Campus está instalado. A instituição detinha toda a estrutura física para receber os atletas com conforto, tais como banheiros limpos com IMG_3128chuveiros e um ginásio coberto para realizar todos os processos, desde a entrega dos kits até a premiação.”

Outra vantagem percebida, diz respeito à valorização da região e a possibilidade de divulgar efetivamente o Campus, “ao trazer a comunidade para dentro do espaço, tivemos a oportunidade de mostrar o que de melhor oferecemos. Sem falar, no percurso ousado que traçamos, porém lindo e gratificante e muito elogiado", enfatizou Heliese.

A corrida de Poços teve um significado especial para o paratleta Tiago Silva, da cidade de Monte Verde, há 12 anos vítima de um acidente de trabalho, ficou paraplégico, e a partir daí tudo mudou em sua vida: “eu tinha uma vida bem ativa, praticava várias modalidades esportivas, após o acidente fiquei sem saber o que fazer com meu corpo e através de um amigo descobri que poderia correr. Comecei numa cadeira esportiva e hoje participo das provas em uma handbike, uma bicicleta adaptada para cadeirantes, e há 8 meses apenas já corri distâncias acima de 20 km”, fala Tiago com orgulho. Tiago quer competir e treina duro para participar da sua próxima competição, a Corrida da Volta ao Cristo em Poços, em que almeja ser o primeiro cadeirante a completar a prova. Para ele, “a corrida do IF foi bem emocionante por ser minha segunda prova, não foi fácil por ter trechos de subidas, estava acostumado com percursos planos, mas serviu como treinamento para meus próximos desafios.”

De acordo com Marlene Mattos, empresária e atleta da equipe Pé Q Voa, a corrida surpreendeu a todos por sua magnitude tanto na organização como na perfeição em cada detalhe, “foi realmente tudo muito lindo onde todos os corredores foram tratados com muito respeito e carinho, e não posso deixar de mencionar o circuito que foi novidade na cidade, apesar das subidas, todos ficaram muito satisfeitos. Parabéns aos organizadores! Já esperamos a próxima em 2018!”IMG_3147

Marcos Vinícius Cruz, desenhista e projetista e integrante da Equipe RPF, veio de São João da Boa Vista só para participar da prova e gostou bastante, “no ano que vem podem contar comigo, o percurso foi difícil e desafiador, mas muito gratificante.”

“Participo de muitas corridas por todo Brasil e fiquei surpresa com a excelente corrida organizada pelo IF no último dia 10, percurso fantástico, tudo muito organizado, sinalizado e com uma didática motivadora para os participantes que não são patrocinados e de ponta”, afirmou Leia Hayashida Shimosaka, empresária e atleta da equipe Run4Live.

IMG_3224Para Fernando Sandy, atleta ganhador do primeiro lugar na categoria Geral e integrante da equipe Pé Q Voa, é um evento que veio para ficar: “adorei a prova, no sentido de ter um percurso inovador, para quem correu 10 km não ficou só no plano, ocorriam muitas subidas, vários atletas da região estiveram presentes. Prova com batedores, cones, staff, e muito bem organizada.”

Fabiano Silva da Costa, técnico em segurança do trabalho, adorou o percurso, “plano, mas com alguns trechos com subidas e descidas. Conhecia o local porque já treinei lá. Os pontos de hidratação bem localizados, corrida que atendeu às expectativas esperadas.”IMG_3606

Eliane Jubinsk, fotógrafa, considerou sua participação na prova como uma experiência super bacana. Ela corre como amadora, como tantos outros, em busca de qualidade de vida, lazer e, consequentemente conquista novas amizades, “achei incrível a participação das mulheres, em peso, várias faixas etárias e muito motivadas. Evento muito organizado, equipe de recepção excelente; boa comunicação e empáticos. Pontos de água devidamente abastecidos, adorei a integração e interação que a corrida nos oportunizou", disse a atleta. 

Sobre o Circuito

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e os campi, promovem o Circuito IFSULDEMINAS de Corrida de Rua.

A ação tem como objetivo, estimular participantes (alunos, funcionários, servidores e demais membros da sociedade) a praticarem uma modalidade esportiva em ascensão (corrida de rua), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e também estreitando os laços entre a comunidade envolvida e o IFSULDEMINAS.

IMG_3686A primeira etapa foi realizada em Muzambinho, no ano de 2015, sendo realizada todos os anos. No intuito de atender a proposta de ampliar as etapas dentro do circuito, com provas em outras cidades do Sul de Minas, em 2016, foi realizada a etapa Pouso Alegre. E neste ano, realizou-se a etapa Passos e Poços de Caldas.

camera Confira, em nosso Face, todas as fotos da corrida!

 

 

 

Agradecimentos aos nossos apoiadores e patrocinadores

A Comissão Organizadora gostaria de registrar os agradecimentos às empresas e profissionais autônomos patrocinadores, que além de nos apoiar e acreditar, colaboraram patrocinando nosso evento!

Aos apoiadores, um muito obrigada, pois vocês acreditaram e confiaram em nosso trabalho e no sucesso que seria o evento!

birbo  casa do atleta  izabela nutricionista  Logo_Wizard-destaque-300x157  pe q voa  policia militar  prefeitura municipal  Água mineral Poços de Caldas

 

 

 

Texto: Heliese Pereira
Fotos: Cláudio Marcelo - CM Poços
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
21/12/2017, às 08:36