Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 20h29 | Última atualização em Sexta, 15 de Maio de 2020, 13h15 | Acessos: 1970

Projeto do campus promove a cultura popular entre a comunidade acadêmica. Relembre!

Valorizar a cultura popular, promovendo a inclusão, no espaço escolar, de diferentes formas de ver e entender o mundo. É com esse propósito que surgiu, no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o projeto de extensão “Diálogo de Saberes”. Implantado em 2018 pela servidora Lílian Fernandes, a iniciativa já levou, para dentro do campus, rodas de conversa, apresentações culturais, oficinas e cursos.

congada 1 a
Entre os grupos de cultura popular que se apresentaram no IF, esteve o Terno de Congo Nossa Senhora da Saúde.
 

Entre os grupos de cultura tradicional de Poços de Caldas, que se apresentaram e interagiram com alunos e servidores do IFSULDEMINAS, estiveram os de Catira, Caiapós, Folia de Reis, Congada e Viola Caipira. A coordenadora do projeto, a servidora Lílian Fernandes, explica que, “através do contato direto entre representantes de diversas manifestações culturais, populares e tradicionais com a comunidade escolar, pretende-se gerar, de forma lúdica, uma interatividade, da qual resulta o estabelecimento de uma troca de saberes e, como consequência provável, a ampliação da visão de mundo e estabelecimento de empatia, contribuindo assim para o respeito à diversidade sociocultural”. Lílian comentou também que o projeto busca incentivar o desenvolvimento humano, através da expressão artística e de oficinas e cursos ministrados por mestres de saberes populares, e a melhoria da qualidade de vida de seus participantes, a promoção da arte, cultura e cidadania no espaço escolar e a valorização da diversidade cultural e da educação inclusiva.

As ações

O projeto “Diálogo de Saberes” teve sua estreia no dia 17 de maio de 2018. Durante o intervalo do turno integral no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, ocorreu a apresentação do Grupo de Catira Poços-Caldense Mirim. O projeto de catira infantil é coordenado pela professora Angélica e financiado pelo Fundo Estadual de Cultura, do Governo de Minas Gerais. As crianças que participam do projeto são estudantes da Escola Rural José Avelino de Melo, localizada na Fazenda Lambari, oriundas das fazendas do entorno. À noite, o Grupo de Catira Poços-Caldense, grupo este formado por adultos, brindou o público a sua apresentação. O grupo coordenado pelo mestre Amadeu Francisco, mais conhecido como Amadeu Catireiro, já recebeu o prêmio “Culturas Populares”, do Ministério da Cultura, por desenvolver trabalhos de cultura popular ligados à catira e à Cia. de Folia de Reis Brasil Esperança.

catira adultoO Grupo de Catira Poços-Caldense animou a noite de alunos e servidores do campus.

Na noite de 18 de maio, de forma teatral, o Grupo de Caiapós do São José, encenou sua dança. E, no dia 21 do mesmo mês, a arte tomou conta do Campus Poços de Caldas. Foi o Dia da Cultura que, em parceria com o projeto “Calendário Social”, integrou alunos e servidores em diversas atividades, como apresentações musicais, de dança e de teatro. Encerrando a programação de maio, a roda de conversa sobre cultura reuniu o professor de Sociologia da Rede Pública em Poços de Caldas, Diney Lenon, que abordou a cultura e a construção de identidade; a professora doutora em Ciências Sociais do Campus Poços, Joyce Gotlib, apresentou os conceitos de cultura; e o servidor da Secretaria de Turismo, Ailton Santana, o Mestre Bucha, discorreu sobre a história dos movimentos culturais de Poços de Caldas.

roda de conversa
Roda de conversa sobre cultura reuniu servidores e representantes da comunidade.
 

No dia 13 de setembro, foi a vez da apresentação do terno de Congo Nossa Senhora da Saúde. O Terno de Congo, ou simplesmente Congado Nossa Senhora da Saúde, é um terno jovem, criado no dia 01 de março de 2018, na cidade de Poços de Caldas-MG, a partir do sonho de seu Capitão Douglas Eduardo, juntamente com a Presidente do Congo Mãe Maria de Lourdes Almeida, Mãe de Santo da Casa de Oração dos Filhos de Iemanjá. O Terno, que possui participantes de várias idades, e com muitos filhos da Casa de Oração, já se apresentou também na tradicional festa poços-caldense de São Benedito. Em 2018, foi aclamado um “Terno de Congo Jovem e Inovador”. O Congado Nossa Senhora da Saúde realizou outras duas apresentações no campus no dia 21 de maio de 2019.

No dia 18 de setembro de 2018, o projeto realizou uma fogueira dos saberes, que consistiu em uma roda de conversa ao redor da fogueira. O momento contou com uma oficina dos sentidos, com o propósito de ampliar a percepção dos participantes e estimular a compreensão da diversidade de subjetividades. Logo após a oficina, foi realizada uma roda de conversa com Luis Henrique, o mestre Kong, acompanhado do grupo de Capoeira de Angola Acanne, que proporcionou ao público reflexões acerca da história, dos significados e das aplicações da capoeira nos dias de hoje. Em seguida, os alunos assistiram uma breve apresentação de “samba de roda” do mesmo grupo.

capoeira mestre kong
O mestre Kong e o grupo de Capoeira de Angola Acanne falaram sobre a história e os significados da capoeira.
 

Em 2019, o projeto “Diálogo de Saberes” abriu sua programação com um estacional de Outono. Os estacionais são eventos que marcam as entradas das estações, com o objetivo de refletir sobre os ciclos naturais. Neste dia, a comunidade acadêmica celebrou a entrada do Outono com uma pequena reflexão sobre o significado dessa estação, bem como uma meditação e uma "feira do desapego", onde cada um trouxe objetos, tais como roupas, livros, dentre outros, para troca ou doação.

No dia 13 de junho, o Campus Poços de Caldas recebeu o grupo folclórico poços-caldense Caiapó, que mostrou a todos um pouco de suas tradições indígenas costumeiramente exaltadas durante a Festa de São Benedito. De acordo com o chefe Alexandre Sabino, o grupo Caiapó já existe há mais de 100 anos, tendo sido iniciado pelo sogro dele, o conhecido Pedro Caipó. Após o falecimento de Pedro Caipó em 2013, o grupo foi assumido por Alexandre, com o apoio de sua esposa Maria Lúcia, filha do fundador. O grupo conta com participantes de todas as idades, na maioria do bairro São José, sendo que há integrantes que são ativos no mesmo há 52 anos.

caiapos
O grupo folclórico poços-caldense Caiapó mostrou a todos um pouco de suas tradições indígenas.
 

Nos anos de 2018 e 2019, o projeto “Diálogo de Saberes” também ofertou cursos gratuitos para servidores, alunos e comunidade. As capacitações envolveram aulas de expressão corporal, cantoterapia, danças folclóricas, além da formação de um coral orgânico, que foi um experimento musical que mesclou técnicas de canto coral com música orgânica e ritmos da cultura popular brasileira.

Sarau IF Cultural

Dentre as realizações do Projeto “Diálogo de Saberes”, o Sarau IF Cultural é uma das mais exitosas e prestigiadas, consolidando-se como parte do calendário cultural do Campus Poços de Caldas. Foram sete edições do evento, entre os anos de 2013 e 2019. Em 2018, com a vinculação do Sarau ao projeto “Diálogo de Saberes”, o evento assumiu um caráter mais extensivo. De acordo com a coordenadora do projeto, a servidora Lílian Fernandes, nessa nova versão, o Sarau passou a ser um espaço de “coroação” das atividades desenvolvidas como um todo, que consistem em oficinas de canto, dança e interação com grupos de cultura popular. “O palco do Sarau IF Cultural é um estímulo à comunidade escolar a desenvolver seus talentos, habilidades artísticas de música, dança, poesia, dentre outras possibilidades. Isso tem-se demonstrado efetivo em seus sete anos de realização. A cada ano, houve um enorme incremento de público e participação por parte de servidores, alunos e da comunidade escolar em geral, sendo um dos eventos mais prestigiados do Campus Poços de Caldas”, mencionou Lílian.

sarau cultural coco
Os alunos de danças folclóricas, capacitados através do projeto, se apresentaram durante o Sarau IF Cultural.
 

Em 2018, o tema do Sarau foi "diversidade e paz". A edição também comemorou os 10 anos de criação dos Institutos Federais. Em 2019, com a temática “união na diversidade”, a sétima edição contou com a participação especial dos alunos do Campus Três Corações, que se apresentaram no período da tarde. À noite, aconteceram as apresentações dos discentes e servidores do Campus Poços. O projeto “Diálogo de Saberes” também marcou presença, através das danças folclóricas do “coco” e do “Boi-Bumbá” e do coral orgânico, que se apresentou junto com convidados.

Agradecimentos

Os grupos que se apresentaram no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas através do projeto “Diálogo de Saberes” se mostraram muito gratos pela oportunidade de divulgarem e manterem vivas suas expressões culturais.

catira mirim
O Grupo de Catira Poços-Caldense Mirim mostrou seu talento para toda a comunidade escolar.
 

A coordenadora do Grupo de Catira Poços-Caldense Mirim afirma que participar de projetos e eventos como os organizados pelo projeto “Diálogo de Saberes” é uma oportunidade para os integrantes se envolverem em atividades culturais e exaltarem suas tradições. “Desde que faço parte do grupo de catira adulto, só tem perdido componentes, porque são homens de idade avançada. Para dar continuidade a essa tradição popular, o grupo deve ser constantemente recomposto. Por isso, nos apresentamos em escolas e eventos culturais, para que outras crianças e adultos conheçam a catira e despertem o desejo em participar”, esclareceu Angélica. O coordenador do grupo de Catira Poços-Caldense também ficou muito honrado com o convite para se apresentar no Instituto Federal. “É muito importante para nós sabermos que têm pessoas interessadas em resgatar nossas raízes, pois, nos dias de hoje, a cultura popular é pouco valorizada”, comentou Amadeu Francisco, o Amadeu Catireiro.

Portal do projeto

logo dialogo saberesTodas as ações realizadas pelo “Diáologo de Saberes” estão reunidas no site do projeto. No portal, é possível conferir as fotos e notícias de todos os eventos, bem como os contatos da equipe responsável. Acesse: https://dialogodesaberes20.wixsite.com/dialogodesaberes

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página