Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 20h49 | Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2020, 18h53 | Acessos: 2765

Projeto do Campus Poços leva aulas gratuitas de violão para crianças e adolescentes da zona sul da cidade

Um projeto de extensão do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas vem mudando a rotina de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica ou social atendidos pela Casa do Caminho, instituição sem fins econômicos situada na zona sul de Poços de Caldas. Trata-se do “Dom Maior”, projeto de musicalização, que oferece gratuitamente aulas de violão popular. Ao todo, antes da suspensão das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus, cerca de 15 crianças e adolescentes, com idade entre 12 e 16 anos, foram beneficiados.

IMG 9824

O Projeto "Dom Maior" atende cerca de 15 crianças e adolescentes da Casa do Caminho.

Coordenado pelo professor do Campus Poços, Fernando Araújo Sobrinho, o projeto acontece desde abril de 2019, por meio de encontros semanais na própria sede da Casa do Caminho, localizada no Conjunto Habitacional, em Poços de Caldas. Os alunos participantes já tiveram contato com diversos conteúdos e práticas, envolvendo notas, cordas, acordes, estudo de cifras, postura corporal, afinação e percepção. Já ensaiaram algumas músicas e duas alunas até compuseram uma letra sobre a realidade vivenciada por elas. Os violões utilizados nas aulas pertencem à Casa do Caminho. O prof. Fernando explica que o objetivo do projeto é trabalhar com os alunos a Música Popular Brasileira (MPB), mas também músicas que os estudantes já estão acostumados a ouvir. “Essa é a ideia. Levar MPB, despertar o interesse das crianças e adolescentes pela música e ter uma atividade para ocupar o tempo deles. Essa idade em que eles estão é ideal para aprender música. Música e educação têm muito em comum. A parte de você ter uma disciplina, uma rotina de estudos, separar um tempinho para poder estudar e praticar. As escalas musicais têm toda uma metodologia e uma regra matemática praticamente, da formação de acordes, como que eles se comportam na música. A música deveria ser uma matéria obrigatória no ensino fundamental, pois desperta a sensibilidade, envolve disciplina, rotina de estudos, criatividade, percepção e a formação de um espírito crítico em relação às músicas”, destacou o professor. 

No final do ano de 2019, os alunos do professor Fernando se apresentaram na Casa do Caminho e fizeram uma homenagem ao docente, que se emocionou bastante. “Eu acabei pegando afinidade e empatia com as crianças. São muito carinhosas, educadas e queridas. Eu gosto de ensinar e eu gosto de música. Então, essa oportunidade veio bem a calhar”, mencionou. 

IMG 9821

Entre os conteúdos estudados, estão as notas, cordas, acordes, cifras, postura corporal, afinação e percepção. 

Os alunos

Os alunos do professor Fernando se mostraram bem animados com a oportunidade de aprender a tocar violão. Nicolle Mikhelle Andrade, de 11 anos, moradora do bairro São Sebastião II, em Poços de Caldas, foi uma das alunas do prof. Fernando. Frequentadora da Casa do Caminho desde os seis anos de idade, Nicolle pretende se aprimorar cada vez mais no violão. “As aulas são bem legais, pois trazem bastante aprendizado pra gente”, afirmou. Também com 11 anos, o Anderson Amaro Horácio, que é morador do Conjunto Habitacional, quer aprender a tocar violão tão bem quanto o irmão dele. “Achei legal participar das aulas de violão. O Prof. Fernando explica bem e é muito bom o curso ser de graça”, disse.

A Casa do Caminho

Os responsáveis pela Casa do Caminho são muito gratos pela parceria firmada com o Instituto Federal do Sul de Minas, através das aulas de violão. A coordenadora do projeto socioassistencial “Caminho da Arte”, Sandra Cristina Moraes Marques, comenta que o envolvimento com a arte traz muitos benefícios para as crianças e adolescentes da Casa do Caminho, além de se tornar uma possibilidade de fonte de renda no futuro. “O contato com a arte é sempre muito bem-vindo. A criança poder aprender algo que vai acrescentar na formação dela eu acho que sempre é muito válido. As nossas crianças, por serem um público com um poder aquisitivo menor, talvez não teriam a chance de pagar por uma aula de violão. Às vezes, a família nem está empregada. Com esse projeto do IF, as crianças passam a ter acesso a oportunidades”, salientou.

IMG 9850 

As aulas de violão fazem parte do Projeto "Caminho da Arte", que já existe desde 2006.

Fundada em setembro de 1984, a Casa do Caminho está há quase 35 anos atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social ou econômica na cidade de Poços de Caldas. Atualmente, 60 famílias, que foram encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), são acompanhadas pela Casa do Caminho através do chamado serviço de convivência e fortalecimento de vínculo. Em 2006, surgiu o projeto “Caminho da Arte”, que tem como um de seus objetivos complementar a formação ofertada nas escolas da zona sul. O projeto abrange aulas de violão, violino, capoeira, dança, música, teatro, além de atendimento psicológico e de assistência social. Além das aulas gratuitas, a instituição também oferece gratuitamente o serviço de creche para cerca de 160 crianças, de quatro meses a quatro anos. Ao todo, mais de 30 funcionários, além de voluntários, são responsáveis pela condução das atividades. 

No vídeo acima, confira o depoimento da representante da Casa do Caminho sobre o projeto "Dom Maior".

Novidades

Em 2020, com o retorno às aulas após a pandemia do novo coronavírus, o projeto “Dom Maior - Casa do Caminho” contará com o reforço de um instrutor bolsista, que já foi selecionado. O instrutor será responsável pela condução das aulas por cerca de nove horas na Casa do Caminho e por mais uma hora no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, beneficiando mais crianças e adolescentes atendidos pela Casa do Caminho e também alunos e servidores do campus. A meta é estimular a realização e participação dos estudantes em atividades culturais, como em eventos na Casa do Caminho e no Sarau IF Cultural, do Campus Poços de Caldas. 

Fotos das aulas de violão do Projeto "Dom Maior - Casa do Caminho":

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página