Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 21h03 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2020, 14h52 | Acessos: 1182

IV Semana de Luta das Mulheres do Campus Poços de Caldas

Por Josirene Barbosa - psicóloga
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
 

De 10 a 13 de março, o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas realizou a Semana de Luta das Mulheres, evento que vem se concretizando como um momento de reflexões e luta pelos direitos das mulheres, chegando à sua quarta edição. O tema é relevante e nos convida à discussão sobre o papel da mulher e seu empoderamento numa sociedade patriarcal, marcada pelo machismo, pelo preconceito e pela violência de gênero.

interna ok

A IV Semana de Luta das Mulheres do Campus Poços de Caldas, organizada pela psicóloga do campus, Josirene Barbosa, contou com várias atividades, que envolveram alunos, servidores e comunidade externa. Cartazes com mensagens de solidariedade e união entre as mulheres foram expostos pelo campus. Palestras, rodas de conversa, teatro, apresentações musicais e mesas-redondas tornaram o evento ainda mais atrativo.

No dia 10 de março, o Grêmio Estudantil e o Coletivo Feminista Marielle Franco fizeram um bate-papo com os alunos e alunas do campus sobre “O dia da mulher e o Feminismo”. As debatedoras trouxeram para a discussão a importância desta data ser lembrada como um dia de luta e refletiram sobre a temática do feminismo, esclarecendo o significado deste movimento social, bem como a diferença entre feminismo e femismo.

20200312 141844

A “Cia. Nós de Teatro” emocionou o público com a esquete “Gritos Abafados”.

No dia 12 de março, as apresentações artísticas encantaram o público. Vários alunos e alunas se apresentaram, cantando músicas que expressavam o protagonismo e a emancipação das mulheres. O grupo teatral poços-caldense “Cia. Nós de Teatro” emocionou o público com a esquete “Gritos Abafados”, retratando cenas que refletiram sobre o machismo e a violência que as mulheres sofrem diariamente. As atrizes Évila dos Anjos e Leidy Nara interagiram com alunos e alunas, servidores e servidoras, deixando uma mensagem de sororidade ao final da peça, convidando todos e todas a se unirem em busca de um objetivo comum: o fim da violência e a libertação das mulheres.

Após a atração teatral, o Coletivo Feminista Marielle Franco e o Grêmio Estudantil fizeram uma roda de conversa sobre Assédio, Violência contra a Mulher e a Dinâmica do Desabafo. Durante a roda, alunos e alunas escreveram sobre as violências sofridas ou testemunhadas em suas histórias de vida e debateram formas de enfrentamento a esta condição.

IMG 9980

Mesa redonda teve como tema a prevenção à violência contra a mulher.

Os alunos e alunas do turno noturno também puderam participar da Semana no dia 12 de março, assistindo à Mesa Redonda: “Prevenção à violência contra a mulher: políticas públicas e medidas protetivas”. A mesa foi mediada pela pedagoga do campus, Berenice Santoro, e teve como convidadas Lêda Sampaio – Psicóloga da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Poços de Caldas; e Maria Cláudia D’arcadia de Andrades – advogada e cientista social. O debate foi muito enriquecedor para a comunidade, que teve a oportunidade de tirar dúvidas e aprender sobre o tema, inclusive aprender a se proteger da violência doméstica.

No dia 13 de março, houve a exibição do documentário “Silêncio das inocentes”. O filme retrata o cotidiano de mulheres vítimas da violência no Brasil, por meio de depoimentos das próprias mulheres e de especialistas da área. Também é discutida a aplicação da Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, considerada uma das leis mais completas do mundo sobre relações de gênero. A pedagoga do campus, Andrea Marrafon, fez um belíssimo debate com a participação das servidoras.

No vídeo, confira alguns momentos da IV Semana de Luta das mulheres.

O encerramento da Semana aconteceu no dia 13 de março, com a participação da enfermeira do campus, Celma Barbosa, e da psicóloga Josirene Barbosa. As profissionais fizeram uma roda de conversa com servidoras do campus sobre saúde da mulher, dando início à primeira de uma série de discussões que irão compor o Projeto “Conversa Boa – Saúde da Mulher”, no ano de 2020, de autoria de Celma Barbosa. As participantes puderam tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a relação com o próprio corpo, discutindo sobre questões biológicas, emocionais, culturais e políticas presentes na história peculiar de cada uma, o que leva à compreensão de que o corpo feminino é também um instrumento de luta.

Violência contra a mulher

O Brasil é um dos países com maior índice de violência contra a mulher no mundo. Os dados mostram um aumento de 7,3% nos casos de feminicídio em 2019, em comparação ao ano de 2018. 1314 mulheres foram mortas no ano passado, pelo simples fato de serem mulheres, em média, uma a cada 7 horas, conforme os dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o Fórum, a violência doméstica também está em crescimento. Em 2018, o Brasil alcançou o recorde em registros de lesões corporais dolosas em decorrência da violência doméstica, alcançando uma marca de 263 mil casos. Os estupros também bateram recorde, fazendo 66 mil vítimas.

De acordo com a psicóloga e organizadora da IV Semana de Luta das Mulheres do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Josirene Barbosa, “nós, enquanto profissionais da educação, não podemos deixar de trazer à tona uma temática como esta. Os números relacionados à violência contra a mulher no Brasil nos mostram que é preciso ações e políticas públicas para as questões de gênero. Não podemos nos calar ante esta realidade”.

Fotos da IV Semana de Luta das Mulheres

Publicado em 02/04/2020.

registrado em:
Fim do conteúdo da página