Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 16h16 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 18h11 | Acessos: 10744

Instituto Federal produz mais de 1000 máscaras de acetato para distribuição gratuita na região

O IFSULDEMINAS, por meio do Campus Poços de Caldas, acaba de finalizar a produção de 1150 máscaras de acetato, para distribuição gratuita em unidades de saúde da região, auxiliando no combate ao novo coronavírus (COVID-19). As máscaras, do tipo face shield (protetor facial), foram confeccionadas em cerca de 10 impressoras 3D provenientes dos Espaços Maker dos campi do IF. Além do apoio dos campi e da reitoria, a ação contou com a parceria do Ateliê de Software e de quase 80 apoiadores da sociedade, que fizeram suas doações através de campanha virtual de arrecadação de fundos, que angariou mais de R$ 7 mil para a compra das matérias-primas necessárias, como acetato, filamentos ABS e elásticos.

IMG 20200428 WA0027

A Santa Casa de Poços de Caldas recebeu 100 máscaras de acetato. No total, IF produziu mais de 1000 unidades.

Ao todo, durante quase todo o mês de abril, em torno de 15 voluntários, entre alunos, servidores e representantes da comunidade, se revezaram na produção das máscaras, que durou de 10 a 12 horas por dia. Antes de intensificar a produção das máscaras, alguns desses itens produzidos pelas impressoras 3D do IF foram testados e validados por profissionais da saúde, que averiguaram que os equipamentos de segurança estão em conformidade para uso. Cada impressora 3D foi capaz de produzir uma máscara por hora. Além dos 1150 protetores faciais de acetato, o Campus Poços de Caldas comprou outras 900 máscaras de polipropileno, com parte dos recursos arrecadados com a vaquinha virtual. No total, portanto, estão sendo entregues pelo IFSULDEMINAS 2050 máscaras. “Eu gostaria de agradecer todos os campi do IFSULDEMINAS, reitoria, o pessoal do Ateliê de Software, mas principalmente nossos voluntários, compostos por servidores, servidoras, alunos, alunas. A gente teve até a participação da mãe de um de nossos alunos, amigos da comunidade externa, que produziram 1150 máscaras neste mês e que agora estão sendo entregues para as unidades de saúde da nossa região. Saibam que essa é uma ação que, além de elevar o nome da nossa instituição, demonstra para a sociedade o nosso compromisso com o desenvolvimento regional, seja ele agora em um momento de crise ou também em momentos de paz”, declarou o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, o prof. Thiago Caproni Tavares.

Distribuição das máscaras

Assim que os equipamentos de segurança ficaram prontos, teve início a doação para hospitais, PSFs e Santas Casas da região de abrangência do IFSULDEMINAS, beneficiando centenas de profissionais da saúde, que estão na linha de frente do combate à COVID-19. Em Poços de Caldas, 100 máscaras de acetato foram entregues na Santa Casa e outras 148 foram doadas para a Secretaria Municipal de Saúde, que fez a distribuição para o Hospital Municipal Margarita Morales (HMMM), para o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), UPA e SAMU.

No vídeo acima, saiba mais sobre a produção de máscaras de acetato pelo IFSULDEMINAS.

Na região, as máscaras estão sendo distribuídas também nas seguintes instituições: Secretaria Municipal de Saúde de Inconfidentes (21 máscaras); Casa de Caridade de Ouro Fino (40 máscaras); Hospital São Sebastião de Três Corações (117); Secretaria Municipal de Saúde de Muzambinho (30); Santa Casa de Caridade de Machado (62); Santa Casa de Misericórdia de Passos (139); UPA de Passos (30); Hospital Regional de Varginha (32); Hospital Bom Pastor de Varginha (31); SAMU de Varginha (32); Hospital Regional de Guaxupé (32); Hospital Regional de Campo Belo (31); Hospital Regional de Três Pontas (32); e Hospital Regional de Monte Santo (30).

As instituições da área da saúde interessadas em receber gratuitamente as máscaras de acetato produzidas pelo IFSULDEMINAS enviaram um ofício à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), que ficou responsável pela análise e atendimento dos pedidos. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL), que gerencia o serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192 em Varginha, que foi uma das instituições beneficiadas com os protetores faciais de acetato, agradeceu o apoio prestado pelo Instituto Federal. "Reconhecemos que gestos como este nos incentivam a continuar nosso trabalho de 'salvar vidas'. E, certos dessa confiança que depositaram em nós, poderemos chegar ao final desse momento difícil com a sensação de dever cumprido", frisou o Secretário Executivo do CISSUL, Jovane Ernesto Constantini.

Voluntariado e parceria

Os voluntários e parceiros que se uniram na produção das máscaras no Campus Poços de Caldas mostraram muito mais do que apoio à ação do IFSULDEMINAS, mas deram também belos exemplos de compromisso com a sociedade. Entre os nomes dos que estiveram à frente dos trabalhos, é possível citar: Ana Carolina Mariano de Souza, Roosevelt Heldt Junior, Altieres Lopes, Leonardo Godde, Vanessa Cristina Furtado Fagundes, José Eduardo Coutinho, Claudia Beatriz Coutinho, Samara Quintiliano da Cunha, Carolina Cassemiro Batiston, Pamela Abilio da Silva, Henrique da Veiga Moreira, Sabrina Pereira de Carvalho, Marco Polini, Heliese Fabrícia Pereira, Kênia Souza e Thiago Caproni Tavares.

Confira os depoimentos de alguns voluntários e parceiros:

altieresAltieres Ribeiro Lopes
Co-Fundador do Ateliê de Software.

“O Espaço Maker tem dois principais objetivos por parte do Ateliê de Software, potencializar nossa capacidade de desenvolvimento de ideias e projetos de pesquisa que envolvam IoT e contribuir com a sociedade. Nesse segundo ponto, pensamos sempre em promover cursos e treinamentos gratuitos ou a custo bem baixo, suficiente para manter o espaço. Ao percebermos a falta de face shields para profissionais de saúde, nos mobilizamos rapidamente para iniciar a produção. Foi muito gratificante, os resultados foram muito melhores do que inicialmente vislumbramos, tanto na quantidade produzida quanto na participação dos outros Campi do IF”.

 

carolinaCarolina Cassemiro Batiston
Estudante de Engenharia de Computação no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

“Decidi me voluntariar, pois sei que estamos passando por um momento muito difícil, em que todos devem colaborar da maneira que podem. Ajudar na confecção dessas máscaras foi uma forma de sentir que estou fazendo um bem para as pessoas que estão precisando e que são tão importantes, principalmente neste momento de pandemia. Além disso, sei que, infelizmente, quando se trata de algo voluntário, quase ninguém se manifesta, e são nesses momentos em que as colaborações são mais necessárias”.

 


joseJosé Eduardo Coutinho.
Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

“Participei da produção de máscaras, pois acredito que, se cada um puder fazer alguma coisa, esse momento passará com muito mais tranquilidade e menos pessoas sofrerão”.

 

 

Claudia beatrizClaudia Beatriz Coutinho
Supervisora do Hotel Palace e mãe de José Eduardo Coutinho, aluno do curso de Ciências Biológicas.

“Acredito que se cada um puder ajudar um pouco, passaremos por esse momento mais rapidamente e com maior segurança”.

 

 

 

vanessaVanessa Cristina Furtado Fagundes
Estudante de Engenharia de Computação no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

“Foi uma etapa muito importante pra mim nessa quarentena, pois com toda essa crise, pude fazer algo que pudesse ajudar de alguma forma e minimizar os impactos dessa pandemia na nossa comunidade. Sinto muito orgulho do IFSULDEMINAS e agradeço muito essa oportunidade de poder ajudar”.

 

 

samaraSamara Quintiliano da Cunha
Estudante de Engenharia de Computação no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

“Tive a iniciativa de auxiliar na confecção das máscaras, pois vi que poucas pessoas se disponibilizaram para isso, e, sabendo da importância que esse projeto traria para a população, não poderia deixar de me voluntariar”.

 

 

 

keniaKênia Cristina de Souza
Analista Tributário na Danone Ltda e familiar de servidor do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

“Ajudar o próximo aquece o coração e pode salvar e proteger vidas. Engajamento e comprometimento com a sociedade neste momento peculiar e desafiador que estamos vivendo faz toda a diferença. Não é necessário investir financeiramente para ajudar, basta ter força de vontade e disponibilizar um pouco do seu tempo. Se você não teve uma ‘grande ideia’, não tem problema, você pode acreditar e colaborar com a ideia de alguém. A união faz tudo acontecer. Foi lindo acompanhar esse projeto de perto e ver a quantidade de pessoas que serão beneficiadas por ele. Parabéns pela inciativa, vocês são demais!”.

 

Leonardo Godde 1Leonardo Godde
Engenheiro - Ateliê de Software.

"Nesse momento, todos precisamos pensar no próximo e, principalmente, nas pessoas que estão colocando sua saúde em risco pelo bem de todos. Não hesitei em apoiar essa causa".

 

 

 

Confira mais vídeos sobre a produção das máscaras de acetato!

Veja também as reportagens que já saíram na mídia!

  • TV Poços (01/04/2020):

  • TV Plan (01/04/2020):

Confira algumas fotos das máscaras de acetato e polipropileno!

Outras ações do Campus Poços de Caldas

galoes doados para envase de alcool em gel okO Campus Poços de Caldas também está envolvido em outras ações de combate ao novo coronavírus. No dia 27/03, o campus conseguiu, junto a um empresário de Varginha, a doação de 550 vasilhames novos, com capacidade para 5 litros cada, para envio ao Campus Inconfidentes. O material foi utilizado no envase do álcool em gel que está sendo produzido por lá. Confira aqui mais informações sobre essa ação do IFSULDEMINAS.

O empresário Thiago Legnani, proprietário da 72 Off Poker Club, que fez a doação dos vasilhames, disse que, no atual contexto mundial de pandemia do novo coronavírus, é necessária a ajuda de todos. “Nesse momento difícil, creio que todos possam ajudar para melhorar pequenas coisas ao nosso redor. Quando li a notícia sobre a doação de bebidas pela Receita Federal para o IF transformar em álcool em gel, achei muito interessante. Todavia, fiquei chateado por não haver um número de galões suficientes para fazer a distribuição. Esse foi o fator que me motivou a agir, por confiar em nossas instituições de ensino e na sua capacidade de melhorar a sociedade”, afirmou.

No portal do Campus Poços, também foi criado um espaço para o compartilhamento de textos, imagens e vídeos informativos sobre a COVID-19. A ação é do Comitê Informativo sobre o novo coronavírus. Para conferir as informações postadas, acesse: https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/noticias/2708

Atualizado em 28/04/2020.
registrado em:
Fim do conteúdo da página