Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 16h37 | Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2020, 16h27 | Acessos: 4340

Álcool em Gel: o que você precisa saber!

Etanol 1Vivenciamos um momento de Emergência em Saúde Pública devido à pandemia do coronavírus COVID-19. A fim de evitar sua proliferação, o Ministério da Saúde tem recomendado algumas medidas básicas de higiene, como a utilização de álcool em gel para antissepsia das mãos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) também publicou uma orientação provisória segundo a qual a utilização de álcool em gel é uma medida preventiva eficaz contra o coronavírus COVID-19, tanto nos setores da saúde, quanto para a comunidade em geral.

Diante do grande aumento da procura pelo produto, a aquisição do mesmo tornou-se complicada e, em muitos pontos comerciais físicos ou on-line, encontra-se indisponível para compra. Além disso, ocorreu o aumento do preço desse item.

A recomendação da graduação alcoólica 70% pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os serviços de saúde brasileiros e indicada pela OMS na lista de medicamentos essenciais está fundamentada na melhor eficácia dessa graduação, observada após a realização de várias pesquisas.

O álcool 70% possui concentração ótima para desinfecção porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato. Ao utilizar-se o álcool em maior concentração ocorre uma coagulação extremamente rápida, não havendo penetração no interior da célula e, portanto, há uma atuação ineficaz do produto devido à rápida volatilização do etanol. Por outro lado, baixas concentrações alcoólicas também são ineficazes.

Etanol 2Entretanto, tais pesquisas demonstram que a eficácia antisséptica é observada em graduações um pouco menores e um pouco maiores que 70%, entre 60% e 80%, c oncluindo que essa atividade decresce nos dois extremos, mas garante que produtos com concentrações alcoólicas nesse intervalo também podem ser utilizados para a finalidade de desinfecção.

Caso não tenha álcool em gel disponível para utilização, continue higienizando suas mãos frequentemente com água e sabão. Não é aconselhável a produção de álcool em gel caseiro, pois a utilização de álcool líquido em elevadas concentrações pode provocar acidentes, tais como incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas. Cabe esclarecer, ainda, que o espessante utilizado pode potencializar a proliferação de microorganismos.

Por fim, faz-se pertinente elucidar que, visando a prevenção ao Coronavírus, não é recomendável a utilização de vinagre, de outros ácidos, de etanol combustível ou de bebidas alcoólicas, já que tais substâncias podem provocar reações indesejáveis na pele ou danificar superfícies, além de não possuírem garantia de eficácia germicida.

Referências:

CUNHA, H.V.F. Afinal, por que o álcool 70% é mais eficaz como bactericida que o álcool absoluto?. Disponível em: <https://foodsafetybrazil.org/afinal-por-que-o-alcool-70-e-mais-eficaz-como-bactericida-que-o-alcool-absoluto/>. Acesso em 23 de Março de 2020.

RUTALA, W.A. Guideline for Disinfection and Sterilization in Healthcare Facilities, 2008. Disponível em: <https://www.cdc.gov/infectioncontrol/pdf/guidelines/disinfection-guidelines-H.pdf >. Acesso em 23 de Março de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0042_25_10_2010.html >. Acesso em 23 de Março de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/controle_alcool.pdf >. Acesso em 23 de Março de 2020.

MINAS GERAIS. Secretaria Estadual de Saúde. Disponível em: <http://blog.saude.mg.gov.br/2020/03/03/ses-alerta-alcool-com-70-de-concentracao-e-eficaz-contra-virus-e-bacterias/>. Acesso em 23 de Março de 2020.

CFQ. CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA. Disponível em: <http://cfq.org.br/noticia/nota-oficial-esclarecimentos-sobre-alcool-gel-caseiro-higienizacao-de-eletronicos-e-outros/>. Acesso em 23 de Março de 2020.

Autoria do texto:

O texto acima é do Comitê Informativo sobre o coronavírus, formado pelos servidores do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas: Edson Geraldo Monteiro Júnior, Daniela de Cássia Silva, Josirene de Carvalho Barbosa e Celma Aparecida Barbosa.

Comitê informativo sobre o novo coronavírus
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Publicado em 26/03/2020.
registrado em:
Fim do conteúdo da página