Publicado: Sexta, 10 de Janeiro de 2020, 19h14 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 20h39 | Acessos: 1794

Evento no Campus Poços contribui para a difusão do conhecimento científico regional

Contribuir para a difusão da produção científica regional de todas as áreas do conhecimento. Este foi o principal objetivo da 3ª Mostra Científica do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, realizada no dia 07 de dezembro de 2019. O evento contou com a participação de estudantes, servidores e pesquisadores do Instituto Federal e de outras instituições públicas e particulares de Poços de Caldas e região.

IMG 8603

O evento contou com exposições orais e de pôsteres sobre pesquisas de todas as áreas do conhecimento.

Durante a mostra, foram realizadas apresentações orais e no formato de pôsteres. Todos os trabalhos foram avaliados antes e durante o evento por uma banca de professores. Os expositores também interagiram e compartilharam experiências e conhecimentos com os demais participantes. Os textos das pesquisas também foram submetidos sob o formato de resumos expandidos ou trabalhos completos, onde os autores expuseram seus referenciais teóricos, materiais e métodos utilizados, além de seus resultados parciais ou finais.

Adriele Tainá Souza, que é aluna do 8º período da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, participou pela primeira vez da Mostra Científica. Ela apresentou os resultados de seu trabalho de mais de um ano, que envolveu experimentos práticos na área de Microbiologia junto a professores e estudantes de escolas públicas de Poços de Caldas. Adriele disse que quis participar da mostra para divulgar o trabalho realizado por ela e por seus colegas: “muitas vezes, a gente faz a pesquisa, só o professor ou os alunos da sala acabam vendo. A gente quis trazer nosso trabalho a público. Mostrar não só para a nossa sala ou para o nosso orientador, mas também para a comunidade”.

O Wilton Borges, que é estudante do 4º ano do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (Unifeg), também prestigiou pela primeira vez a mostra científica do Campus Poços. Ele apresentou seu trabalho sobre as contribuições do telhado verde para a sustentabilidade dos centros urbanos. Wilton disse que a publicação de trabalhos em eventos como a mostra científica é muito importante para melhorar seu Currículo Lattes e ampliar suas chances de ingresso em um futuro mestrado.

Quem também veio de longe para apresentar sua produção acadêmica na 3ª Mostra Científica foi a Ingrid Ellen de Oliveira, que é aluna do 2º período da Licenciatura em História do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. Ela mostrou aos participantes da mostra um pouco de sua pesquisa sobre a visita de Juscelino Kubitschek à cidade de Ouro Fino, no dia 09 de junho de 1954. “A mostra é um evento muito rico de conhecimentos”, destacou a estudante.

Confira as fotos do evento!

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas