Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 14h00 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 10h24 | Acessos: 2540

1º Encontro PIBID e Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS reúne mais de 300 participantes no Campus Poços

Nesta última segunda-feira, dia 02/12, o Campus Poços de Caldas recebeu o 1º Encontro PIBID e Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS. Estiveram presentes cerca de 350 participantes, entre professores da educação básica, servidores e licenciandos de todos os campi do Instituto Federal do Sul de Minas envolvidos com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e com o Programa de Residência Pedagógica, programas estes vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O encontro contou com a palestra intitulada “sim, ser professor é uma opção”, ministrada pela professora do Campus Poços, Karla Zucoloto, além de exposição fotográfica, apresentação de trabalhos científicos, rodas de conversa e troca de experiências.

IMG 8391

Os mais de 300 participantes vieram de todos os campi e cidades abrangidas pelo IFSULDEMINAS.

Durante a abertura do evento, o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, professor Thiago Caproni Tavares, deu as boas-vindas a todos e falou sobre a importância do encontro: “esse evento fortalece as licenciaturas e mostra a importância da gente formar professores e professores engajados em trabalhar com as redes municipais e estaduais de ensino, contribuindo para que a gente melhore a formação, a educação e o ensino fora da rede federal. Cumpre com a nossa missão, que é trazer desenvolvimento regional em todas as áreas, desde a área social, econômica e também de ensino”. O pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, professor Giovane José da Silva, comentou sobre os impactos positivos que o PIBID e o Programa Residência Pedagógica têm na qualidade da formação dos estudantes das licenciaturas do IF: “são dois programas maravilhosos, que contribuem muito para a retenção e sucesso dos nossos futuros professores. A gente acredita muito nas licenciaturas. Essa é a nossa identidade. A identidade do Instituto é a formação técnica, profissional, mas também de licenciados. É pra isso que viemos”.

O pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávila Barbosa, também se mostrou muito satisfeito com os resultados obtidos pelos programas: “o projeto do PIBID e do Residência Pedagógica tem a cara do Instituto Federal. Ele tem tudo a ver com o Instituto Federal. Ele é ensino, pesquisa e extensão. Ele leva e ele traz. Faz uma sintonia com o meio externo. Contribui diretamente com a formação docente, com a formação das escolas públicas e dos professores dessas escolas. É algo que nós temos muito zelo e muito orgulho”. A coordenadora institucional do PIBID, a professora do Campus Poços de Caldas, Isabel Teixeira, mostrou-se emocionada com o trabalho desenvolvido pelos discentes do IFSULDEMINAS durante esses 18 meses de implantação dos programas pela instituição, junto às escolas de educação básica das cidades da área de abrangência do Instituto: “se a gente pensa que a educação é um ato de revolução, um ato de transformação, a gente começa a ter esperança. Cada um aqui já percebeu a força que a educação tem como agente de mudança da sociedade”. A mesa de abertura do evento também teve a presença do diretor de desenvolvimento educacional do Campus Poços de Caldas, professor Mateus dos Santos, e da coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica, a professora do Campus Muzambinho, Sueli Machado de Oliveira.

A professora Karla Zucoloto ministrou a palestra "sim, ser professor é uma opção".

Trocas de experiências

No período da tarde, o ponto alto do evento foram as rodas de conversa e trocas de experiências entre os participantes dos programas da CAPES no IFSULDEMINAS. Foram debatidos diversos temas, como diversidade e inclusão, o uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino, o estágio na Residência Pedagógica, a realização de atividades práticas com materiais de baixo custo e o lúdico como estratégia de ensino. A estudante do 8º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Machado, Laleska Moreira, é bolsista no Programa de Residência Pedagógica, que atua diariamente em escolas públicas de Machado. “Dentro do projeto, a gente tem que cumprir 440 horas e entregar documentos do que a gente fez e ainda vai fazer na escola. Durante o estágio, a gente faz todas as atividades dos professores da escola, passando por todos os setores, desde a secretaria até a biblioteca e as salas de aula. A gente dá aula e reforço para os alunos, faz feira de ciências, aprendemos como preparar aula, provas e aplicar atividades. O melhor da Residência é que o programa já nos mostra a realidade de uma escola”, compartilhou.

O estudante do 6º período do curso de Licenciatura em Geografia do Campus Poços, Thiago Felipe, é um dos bolsistas do PIBID, com atuação no Colégio Municipal Doutor José Vargas de Souza, atendendo cerca de 80 alunos de 6º, 7º e 1º anos. No colégio, Thiago e seus colegas do IF desenvolvem atividades lúdicas e trabalhos de campo com as crianças e adolescentes. “O que a gente busca, no PIBID, é tirar aquela educação engessada, de professor na frente da turma, dando aula. O PIBID traz essa experiência mais lúdica para a sala de aula, o que ajuda na interação dos alunos e facilita muito na aprendizagem. A gente busca incluir o aluno no próprio aprendizado dele”, frisou.

IMG 8329

Os participantes compartilharam suas experiências enquanto pibidianos e residentes.

Maria Luiza Santana, licencianda do 4º período de Ciências Biológicas do Campus Inconfidentes, trabalha, através do PIBID, em três escolas de ensino fundamental e médio da cidade. “É um desenvolvimento pessoal que você tem no PIBID. Você desenvolve como trabalhar em grupo a dificuldade que é pensar em uma forma diferente de trabalhar com as crianças, para não cair no comodismo, para não ser o mesmo e ‘fazer o jeito mais fácil’. E outro ponto positivo é essa proximidade e interação que você tem como o aluno”, mencionou. Para o Jefferson William, estudante do 4º período do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Muzambinho, participar do PIBID, atendendo os alunos dos cursos integrados do campus, é uma forma de se aproximar com o futuro exercício docente: “o PIBID é uma ótima oportunidade de aproximar o licenciando, enquanto discente ainda, da docência, mostrando para ele os desafios, as possibilidades de trabalho, de ensino e aprendizagem”.

Os programas

O PIBID e o Programa de Residência Pedagógica são ações que fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), que visam proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura uma aproximação efetiva com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e um aperfeiçoamento da formação prática desses futuros professores. Os programas também buscam impactar positivamente o cotidiano das escolas públicas atendidas, por meio de projetos que objetivam uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes de licenciatura, docentes do IFSULDEMINAS e os professores da educação básica, que participam dos programas, recebem bolsas de incentivo, que são pagas pela CAPES.

No IFSULDEMINAS, com 18 meses de vigência, o Programa de Residência Pedagógica forneceu bolsas a 153 estudantes de licenciaturas e atendeu cerca de 800 pessoas. O PIBID ofertou 192 bolsas, atendendo cerca de 8000 alunos de escolas públicas de educação básica nas cidades do sul de Minas abrangidas pelo IF. Ao todo, 30 escolas foram beneficiadas pelos programas.

Confira as fotos do evento!

 

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974

 

Fim do conteúdo da página