Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 18h22 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 15h03 | Acessos: 2243

Aluna de engenharia de computação é contratada como analista de negócios em multinacional de geração de energia.

renata 600x800 siteA aluna Renata Dias, da primeira turma do curso de Engenharia de Computação do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, foi recentemente contratada como analista de negócios por uma multinacional de geração de energia localizada no estado de São Paulo.

Renata ingressou na empresa através do programa de estágio ofertado pela instituição, iniciando suas atividades em janeiro de 2019, enquanto estagiária na área de gerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação (T.I.). Para ingressar, passou por um grande processo seletivo, que incluiu provas on-line. Na empresa, Renata concluiu em março deste ano as 200 horas de estágio obrigatório, continuando suas tarefas através do estágio não obrigatório. No dia 02 de setembro, foi efetivada como analista de negócios.

A empresa na qual Renata trabalha é uma multinacional de origem americana, com atuação na geração de energia, com vários negócios, tanto no Brasil quanto no exterior, em diversas áreas. No Brasil, a empresa é atuante nas áreas de hidráulica, veículos e elétrica. No momento, a aluna do Campus Poços está envolvida com grandes projetos de T.I. no estado de São Paulo. “O analista de negócios tem que ter bastante conhecimento técnico na área de tecnologia e de computação, porque eu tenho que levantar e lançar todos os requerimentos do negócio no SAP ERP, que é um sistema integrado de gestão empresarial transacional. Eu tenho bastante contato com os negócios. Eu levanto as necessidades deles para, a partir daí, saber o que precisa ser implementado no SAP”, explicou Renata. A analista de negócios disse que, em uma fase posterior do projeto, realizará os testes unitários no sistema, para saber se ele está funcionando adequadamente para atender todas as necessidades de entrega das obrigações governamentais e de todos os requisitos mandatórios.

“Inicialmente, a área de projetos não despertava o meu interesse, porém quando explorada na prática se tornou fascinante. Durante o período de estágio, tive a oportunidade de aplicar os conteúdos aprendidos na faculdade, e essa base foi fundamental para que o meu desempenho se sobressaísse no âmbito das entregas de atividades propostas e resultados exigidos pela companhia. Ao completar seis meses de estágio, um novo desafio surgiu: uma proposta para trabalhar em um dos maiores projetos de TI do ano, a implantação de um novo ERP de instância global para uma das divisões da empresa. Nesse contexto, em setembro iniciei a minha nova jornada, carregando o título de analista de negócios (IT BA), seguindo processos e governança globais, regidos pelo BABOK®. Executando essa nova função, por diversas vezes, constato o quanto toda a base adquirida no curso de engenharia de computação do IF foi fundamental no meu desenvolvimento, provendo todo embasamento técnico e teórico necessário na construção da minha jornada. E, com esse histórico e jornada ainda sob construção, posso resumir a minha relação com o curso de engenharia do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, com os professores, pelos ensinamentos compartilhados, confiança no meu potencial e desafios propostos em uma palavra: Gratidão”, afirmou Renata.

A colação de grau oficial de Renata está agendada para ocorrer em março de 2020. Até dezembro deste ano, a estudante segue no curso com a finalização de uma disciplina e do trabalho de conclusão (TCC).

Foto: arquivo pessoal Renata Dias
Assessoria de Comunicação - ASCOM