Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 20h52 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 13h55 | Acessos: 2271

Durante oficina de cinema, alunos do IF visitam cooperativa de reciclagem de óleo em Poços de Caldas

Com o objetivo de compreender os olhares cinematográficos lançados sobre as temáticas ambientais e dos direitos humanos, nos dias 21 e 22 de agosto, alunos do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas participaram da segunda edição da oficina de cinema “Cine Novos Rumos Éticos: Eu Quero!”, ofertada gratuitamente pela cineasta Magda Pinto. A ação contou com o patrocínio da prefeitura e da secretaria municipal de cultura de Poços de Caldas.

IMG 20190826 WA0028

Durante a oficina, os estudantes do IF conheceram e filmaram as atividades da Coopergore.

Na capacitação, os estudantes do Campus realizaram atividades variadas. “Nessa oficina, trabalhamos vários conteúdos: análise de filmes sobre os temas propostos; buscamos também um olhar crítico sobre a ética e sobre o olhar cinematográfico; avaliamos o roteiro, linguagem e planos fílmicos, tipo de narrativa; realizamos escritas criativas; também compartilhamos diversas temáticas sobre meio ambiente e direitos humanos, através dos filmes; fizemos exercícios práticos no IF e a saída de campo”, afirmou Magda, que é formada pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro (Rio de Janeiro/RJ), fotógrafa e doutora em Educação e Ecologia Humana pela Universidade de Brasília (UnB). Sobre a realização da oficina, Magda agradeceu o apoio da assessoria de comunicação do Campus, dos professores Márcio Bess, Jane Sanches e Marielle Andrade e do diretor-geral, professor Thiago Caproni.

Durante a saída de campo promovida no dia 22 de agosto, os participantes da oficina visitaram a Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleo e Gorduras Residuais de Poços de Caldas (Coopergore), onde puderam conhecer e filmar o trabalho em prol do meio ambiente desenvolvido pelas cooperadas. Na ocasião, estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Poços, que são estagiários do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental, levantaram algumas demandas da cooperativa e vislumbraram uma possibilidade de auxílio técnico às cooperadas.

IMG 20190823 WA0025

Um dos momentos da oficina envolveu o exercício da escrita criativa.

Para o estudante Flávio Santos, do 6º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, participar da oficina de cinema foi uma experiência muito enriquecedora. “Tenho noções de edição e gravação de vídeo, mas nunca tinha pensado tão minimamente ao gravar meus vídeos. Como fazer um vídeo sem perder a atenção dos telespectadores, os ângulos de gravação para tornar o material mais rico, efeitos sonoros e várias outras coisas que foram ensinadas que, quando eu vi, eu tive certeza que não sabia nem metade do que envolve uma produção de vídeo. Foi uma experiência ímpar, que me acrescentou bastante”, comentou.

No Instituto Federal, a oficina de cinema “Cine Novos Rumos Éticos: Eu Quero!” aconteceu em duas edições. A primeira ocorreu nos dias 07 e 08 de agosto, como parte da programação da semana de conscientização contra o uso de descartáveis (veja aqui como foi a primeira oficina). Na ocasião, o primeiro grupo de oficineiros produziu pequenos vídeos sobre a entrega de canecas reutilizáveis à comunidade escolar (que substituíram os copos descartáveis) e sobre a exposição que enfocou a quantidade de lixo descartável produzido no Campus. As atividades realizadas durante a semana de conscientização foram de iniciativa da Comissão de Coleta Seletiva Solidária, do projeto "Calendário Social", da direção-geral do Campus, com o apoio do Instituto Fernando Bonillo. O contexto das ações incluiu a entrada em vigor de uma portaria no Campus Poços que, desde o dia 12 de agosto, passou a proibir o restaurante da instituição e os eventos internos de utilizarem e fornecerem copos, canudos e mexedores de plástico, com o objetivo de cumprir a missão do IF de prezar pelo desenvolvimento sustentável.

Confira as fotos da segunda oficina de cinema!

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas