Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 13h37 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 17h50 | Acessos: 2924

Ex-aluna do Campus Poços hoje atua como bióloga em empresa de análises clínicas

WhatsApp Image 2019 08 20 at 16.00.20O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas sempre se preocupou com a oferta de um ensino público e de qualidade para todos os seus alunos. Tamanha preocupação e cuidado, associados ao esforço e brilhantismo dos discentes, rendem boas histórias de sucesso, como a da ex-aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Marina Gonçalves dos Anjos. A ex-aluna do Campus, recém-formada em março de 2019, retirou seu registro no Conselho Regional de Biologia (CRBIO) e foi contratada como bióloga por uma empresa de análises clínicas em Poços de Caldas.

Marina está trabalhando no Biosalli Laboratório Clínico, onde é responsável por um plantão de 12 horas no Hospital Poços de Caldas. Ela atende todos os pacientes, realizando as coletas de sangue e processando o material. Agora com o registro do CRBIO, também consegue aprovar e liberar o laudo dos resultados obtidos. “Quando formamos em licenciatura, podemos optar pela área de pesquisa e atuação em empresas. A biologia possui três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade; Biotecnologia e Produção; e Saúde. No meu caso, estou atuando na área da saúde. Dentro dessas três áreas, há um leque enorme de possibilidades de atuação do biólogo”, comentou Marina.

A ex-aluna do Campus Poços explica que a profissão do biólogo é regulamentada pela lei nº 6.684/79, que estabelece que o exercício profissional só é permitido para aqueles que possuem o registro do CRBIO, que é a cédula de identidade profissional do biólogo. “O conselho Regional de Biologia aceita carga horária de Licenciatura em Ciências Biológicas, porém é necessário cumprir carga horária extra. Para cumprir minhas horas restantes, utilizei o certificado de realização de Projeto Científico (realizado no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas), estágio não obrigatório, participação voluntária na organização da Semana da Biologia (realizada no IF de Poços) e vários outros certificados de minicursos e palestras. Sendo assim, consegui cumprir as 3.200 horas exigidas pelo Conselho, para se retirar o meu registro como bióloga”, afirmou.

Durante sua trajetória no IFSULDEMINAS, Marina dos Anjos foi bolsista do Programa de Iniciação Científica e buscou o estágio não obrigatório em um laboratório de análises clínicas. “O estágio não obrigatório e a Iniciação Científica foram essenciais para a complementação de minha carga horária para retirar o registro, além disso, o estágio me abriu as portas para o mercado de trabalho onde atuo hoje”, mencionou.
Hoje, Marina cursa pós-graduação na área de análises clínicas no Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB), em São João da Boa Vista (SP). “Estudei no IF desde 2013, onde completei o ensino técnico em Meio Ambiente e o Superior em Ciências Biológicas. Só tenho a agradecer demais por todo conhecimento e formação recebida nesta instituição incrível; agradeço principalmente aos meus professores por todo incentivo. Por fim, fui muito bem acolhida e minha formação é o resultado de tudo isso”.

Após a conclusão da pós-graduação, Marina deseja continuar os estudos: “pretendo tentar um mestrado e doutorado mais para frente, especificadamente na área que escolhi, poucos biólogos exercem essa profissão ou não sabem que podem atuar na área da saúde. Por fim, deixo aqui um recado para meus colegas e futuros biólogos para aproveitarem o máximo de oportunidades na graduação, façam e pratiquem atividades extras, pois quem planta colhe e muito bem no final”.

Conte-nos também sua história!

Se assim como a Marina dos Anjos, você também é um ex-aluno do IFSULDEMINAS com uma história de sucesso e de gratidão para nos contar, compartilhe com a gente! Envie um texto e fotos para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Confira algumas fotos da trajetória profissional e acadêmica da Marina!

Fotos e texto enviados pela Marina dos Anjos - bióloga
Ex-aluna do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas