Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 16h56 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h22 | Acessos: 2826

Alunos de escolas rurais visitam as instalações e conhecem os projetos do Campus Poços de Caldas

Em agosto, iniciou-se no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas o projeto “Visitas Didáticas”. A ação é resultado de um esforço coletivo para oportunizar à comunidade externa um primeiro contato com o Instituto Federal, além de gerar, para os visitantes, conhecimentos e reflexões de diversas temáticas a partir de linguagens artísticas e científicas. A iniciativa partiu de um conjunto de servidores de diversas áreas que pretendem proporcionar aos alunos, primordialmente da rede pública, um incentivo para seguir seus estudos, vislumbrando o ensino gratuito e de qualidade do IF como uma opção.

IMG 5269

Os estudantes da Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira participaram do projeto.

Nas visitas, foram envolvidos inicialmente os colaboradores (técnicos, professores e alunos voluntários) das áreas de cultura, da biblioteca, dos laboratórios de artes, eletrotécnica, biologia e química, além do apoio da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese). A partir daí, foi estabelecida uma parceria com a divisão de projetos da Prefeitura Municipal, gerando uma agenda de visitas das escolas municipais, começando com as escolas rurais. Já foram recebidos no campus os discentes da Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira, situada na Fazenda Aparecida, e da Escola Raphael Sanches, da Fazenda Boa Vista.

Segundo o professor de História, Diego Andrade, da Escola Raphael Sanches, “a visita foi um momento muito enriquecedor para os alunos, uma vez que nossos estudantes não têm essa estrutura do Instituto Federal. Eles ficaram maravilhados com os laboratórios, acredito que possa ser uma inspiração para estudarem no ensino médio ou em uma graduação”. O docente explicou ainda que “um problema que temos nas escolas rurais é que muitos alunos abandonam os estudos, mesmo antes de concluírem o ensino médio, e outros terminam o ensino médio, mas não seguem para uma graduação. Então, essa experiência é importante para contribuir para a ampliação da visão de mundo deles, que eles possam fazer coisas maiores e estudar em um espaço como este”.

O projeto “Visitas Didáticas” conta com agendamentos até o final do ano e ocorre sempre às sextas-feiras. Novas programações podem ser solicitadas através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Destaque na mídia

Confira a reportagem que a TV Poços fez sobre o projeto "Visitas Didáticas":

Fotos da visita da Escola Dona Lúcia Sacoman Junqueira:

Fotos da visita da Escola Raphael Sanches:

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas