Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 21h14 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 17h43 | Acessos: 3354

Saiba como foi o início do curso “Uso de abelhas sem ferrão como fonte de renda e transformação social”

Teve início, agora em agosto, no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o curso “Uso de abelhas sem ferrão como fonte de renda e transformação social”, como parte do Programa Institucional IF Mulher. Ao todo, participam do curso 20 mulheres, sendo que aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social recebem um auxílio mensal de R$ 100,00 para ajudar nas despesas com a capacitação.

encadernaçao japonesa3

Oficina de encadernação japonesa marca aula inaugural do curso.

O início do curso se deu no dia 03 de agosto, com a apresentação de todas as alunas através de uma dinâmica, seguida pela apresentação do curso pela equipe de organização, coordenada pela professora do campus, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira. Logo após, as alunas aprenderam a arte da encadernação japonesa, através de uma oficina ministrada pelo aluno do IFSULDEMINAS, Felippe Fiorito, que cursa Ciências Biológicas no Campus Poços. Na aula seguinte, realizada no dia 10 de agosto, deu-se início ao conteúdo teórico do curso, ocasião em que a professora Isabel falou às mulheres presentes sobre a história das abelhas com a humanidade, ressaltando a forte ligação existente com a mulher.

No terceiro encontro, no dia 16 de agosto, além de um pouco mais de aprofundamento do conhecimento sobre abelhas, agora por um dos professores do curso, Gleycon, com mestrado na área, houve a participação de uma convidada especial, a ex-aluna do IFSULDEMINAS, Aline, que juntamente com seu esposo relataram suas experiências com empreendedorismo e cooperativismo. O encontro foi finalizado por Larissa, professora do curso, que introduziu os conceitos de cosmetologia.

cosmetologia1

As alunas também já tiveram os primeiros ensinamentos sobre cosmetologia.

Utilizando a temática da meliponicultura como base, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) pretende ser uma ferramenta de transformação social, na medida em que transmite conhecimentos e aplica-os, desenvolvendo o senso empreendedor feminino. As inúmeras atividades que podem ser exploradas a partir da atividade da meliponicultura são apresentadas às alunas, de modo que as mesmas possam desenvolvê-las futuramente, gerando assim uma fonte de renda alternativa, ou mesmo se tornando sua atividade econômica principal. Serão oferecidas, durante o curso, aulas teóricas sobre cosmetologia, artesanato, criação de abelhas e empreendedorismo, que serão sempre ministradas paralelamente a atividades práticas sobre os assuntos abordados.

A aluna Bruna Orse acompanhou o curso desde o primeiro dia e comentou: “adorei o primeiro dia. Tenho certeza que será um ótimo curso. Já tô ansiosa pelos próximos”. Cíntia Michele, que também esteve presente, mencionou: “aula maravilhosa! Que riqueza de aprendizado! Feliz em conhecer novas pessoas! Gratidão!”. As alunas demonstraram, desde o início, entusiasmo com o curso e interesse pelos conhecimentos ministrados. Muitas ressaltaram que familiares, do sexo masculino, gostariam também de participar. Após o primeiro dia, a aluna Eliana Ferreira disse: “foi maravilhoso! Amei aprender a encadernar. Tenho certeza que vou amar o curso todo. Prazer em conhecer todas vocês”.

O curso “Uso de abelhas sem ferrão como fonte de renda e transformação social” é inteiramente gratuito, acontecendo durante todos os sábados, das 08h às 12h. As alunas participantes foram selecionadas por meio de edital publicado no site do Campus Poços. A capacitação terá duração de três meses, com término previsto para o final do mês de outubro. Até lá, diversas atividades prometem deixar as manhãs de sábado mais enriquecedoras e satisfatórias para todas essas mulheres, colaborando também para a preservação das abelhas sem ferrão, para a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável regional.

Confira as fotos!

Fotos enviadas pela prof.ª Isabel Teixeira (coordenadora do curso).
Texto: Luis Claudio Marques (graduando de Ciências Biológicas, membro da equipe de coordenação do curso).
Publicado em 27/08/2019.
Fim do conteúdo da página