Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 10h21 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 14h43 | Acessos: 2728

Durante Julho Fest, Campus participa de oficina de teatro com proposta inclusiva. Saiba como foi!

IMG 20190804 WA0052Durante o último Festival de Inverno (Julho Fest) realizado em Poços de Caldas, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas esteve envolvido na realização da oficina “Teatro dos Sentidos”, uma vivência teatral com o objetivo de explorar a importância dos sentidos humanos e a empatia com o próximo com deficiência. A iniciativa promovida na Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca, foi idealizada e coordenada pelo professor de teatro Dema Mello, com a parceria da professora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) do Campus Poços de Caldas, Willianice Soares Maia, e da maquiadora Bruna Freitas, contando ainda com o apoio do assistente social do Campus Poços, Fábio Geraldo de Ávila. Cerca de 70 participantes prestigiaram a oficina, entre pessoas com deficiência, professores da rede pública, cuidadores, profissionais de instituições de educação especial, além de muitos alunos do Instituto Federal.

A oficina começou com uma experimentação dos sentidos, momento em que todos os participantes foram vendados. Após essa primeira dinâmica e apresentação de todos, o professor Dema Mello dividiu os participantes em três grupos, disponibilizando perucas e fantasias a eles. Cada grupo teve que preparar e apresentar uma pequena esquete envolvendo o tema da acessibilidade. A oficina foi simultaneamente traduzida em LIBRAS pela professora Willianice Maia. A maquiadora Bruna Freitas, que desenvolve um projeto de maquiagem para surdos e cegos, esteve envolvida com a caracterização dos participantes para as esquetes apresentadas. Por sua vez, o assistente social do Campus Poços, Fábio de Ávila, promoveu a acolhida dos participantes com deficiência e de seus familiares, antes e durante o evento. “Pensar na inclusão sempre foi uma preocupação do projeto, juntar a comunidade poços-caldense, refletindo no sentimento do outro, ou seja, ser visto a partir do seu olhar em relação ao outro, unir os olhares e as sensações. As pessoas com deficiência, na maioria das vezes, se sentem excluídas dos projetos e a oficina foi uma forma de incluir e envolver todos em um só discurso. Inclusão e pluraridade foram nossas metas”, disse o professor Dema Mello.

A estudante de pedagogia do IFSULDEMINAS, Jane Cordeiro, foi uma das participantes da oficina, juntamente com seus filhos e marido. Disse que experiência de participar do “Teatro dos Sentidos” foi muito enriquecedora: “foi uma experiência bastante enriquecedora para mim, tanto na parte pedagógica, artística, cultural. A gente gostou bastante. Foi um momento de relaxamento, de aprendizagem, troca de experiências. Foi muito engrandecedor para todos nós”.

Confira as fotos!

Com fotos e informações enviadas por Fábio de Ávila