Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 15h40 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 16h48 | Acessos: 2077

Em Poços de Caldas, IFSULDEMINAS apresenta projetos de inovação para representantes do arranjo produtivo local

No último dia 29 de junho, no espaço Solve Campus em Poços de Caldas, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizou o seu 1º Meetup, evento que teve como objetivo apresentar para a classe empresarial alguns projetos de inovação desenvolvidos por alunos e servidores do Instituto Federal. Os projetos apresentados foram provenientes de vários campi do IFSULDEMINAS e eram de diversas linhas temáticas, tais como agronegócio, engenharia e computação. Na ocasião, houve ainda a apresentação do Polo de Inovação vinculado à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) do IFSULDEMINAS e dos produtos e serviços ofertados pelas empresas juniores do Instituto Federal.

IMG 2729

O 1º Meetup foi uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), através do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSULDEMINAS (NIT).

Em formato de pitches, os relatos e protótipos de inovação apresentados no 1º Meetup traziam produtos ou processos inovadores, que poderiam estar em andamento ou já terem sido finalizados, em cursos, programas e projetos do IF. Os projetos foram selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), através do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSULDEMINAS (NIT). As ideias tinham que mostrar soluções inovadoras e, ao mesmo tempo, viáveis para problemas relevantes. Além de tomarem conhecimento dos projetos desenvolvidos no Instituto, os convidados do arranjo produtivo local tiveram a oportunidade de se encontrarem e ampliarem seu networking, apresentando suas dificuldades e podendo ainda gerar uma encomenda tecnológica. “Esse evento a gente julga ser de extrema importância porque o IFSULDEMINAS pode mostrar a nossa vitrine tecnológica para os empresários. E, em um espaço de cowork, a gente também consegue fazer com que os empresários tragam suas demandas para dentro do IFSULDEMINAS. Então, é aquele sistema que tanto o IFSULDEMINAS quanto empresa podem traçar metas, planos e parcerias, visando um bem comum”, disse a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, Sindynara Ferreira.

O servidor do Campus Inconfidentes, Bruno Manoel Rezende de Melo, que trabalha com o desenvolvimento de pesquisas e projetos agropecuários, foi um dos que apresentaram seus projetos durante o 1º Meetup do IFSULDEMINAS. Para ele, “o evento dá oportunidade para que os alunos e pesquisadores possam mostrar seus trabalhos realizados e como isso pode trazer retorno significativo para a comunidade. Então é um momento para que possa haver essa interação, essa troca de saberes, de conhecimento, para que a gente possa realmente alavancar esses projetos que estão na fase inicial ou já na fase de implementação”.

IMG 2782

Durante o 1º Meetup, alunos e servidores do IFSULDEMINAS apresentaram seus projetos de inovação.

O professor do Campus Machado e diretor do Polo Embrapii de Inovação Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS, Leandro Carlos Paiva, também só fez elogios ao evento. “Essas oportunidades de meetup que a instituição vem promovendo nos deixa em contato com os empresários. Nós temos pesquisadores, nós temos as ideias, as cabeças pensantes, temos os alunos, que precisam aprender e entrar nas empresas, trabalhando, e nós não temos as empresas trabalhando com a gente ainda, pelo desconhecimento, pela falta de noção da nossa competência em montar ideias e inovação. Então, essas oportunidades fazem esse confrontamento, entre empresa e instituição de pesquisa, ensino e inovação. E a gente se ajuda mutuamente, fornecendo alunos capacitados para trabalharem nessas empresas, solucionando os problemas delas. Então, é muito válido e eu espero que novas oportunidades e mais empresários venham conhecer essa forma de trabalho”, destacou.


Cooperações técnicas

Durante o 1º Meetup, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, professor Thiago Caproni, e representantes das empresas poços-caldenses Solve Desenvolvimento Empresarial e Ateliê de Software da Webgoal assinaram termos de cooperação técnica entre as instituições. O contrato com a Solve prevê a gestão compartilhada de um espaço de trabalho (coworking) no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas para capacitações para pré-aceleração e aceleração de startups e carreiras. Já a parceria firmada com o Ateliê de Software da Webgoal é para a implantação de um laboratório dentro do ambiente “Espaço Maker”, do Campus Poços de Caldas, para o desenvolvimento de projetos e criação de novos produtos (hardware), atendendo aos alunos do IFSULDEMINAS, de outras instituições de ensino públicas e privadas e pessoas da comunidade.

IMG 2738

Representantes do IFSULDEMINAS e da empresa Webgoal assinaram acordo de cooperação técnica.

No Espaço Maker, serão promovidos cursos, treinamentos, workshops e outras formas de troca de conhecimento. O sócio-administrador do Ateliê de Software da Webgoal, Altieres Ribeiro Lopes, disse que a cooperação técnica com o IF promete ampliar a atuação da empresa e o atendimento de novos mercados: “a nossa parceria com o IF, para o Ateliê de Software, a gente considera muito importante. Porque a gente já está há mais de 11 anos no mercado para empresas grandes e várias startups, mas só software. Com essa ideia de internet das coisas e hardwares, protótipos em geral, a gente não tem nenhum projeto nesse sentido. Aí é uma oportunidade que a gente está vendo de novos projetos pra gente que, em parceria, a gente desenvolverá com o Instituto. Então, a gente visa até novos mercados com essa parceria. Como os projetos que a gente desenvolve sempre são comerciais, então, alguns projetos que a gente tem a possibilidade de explorar alguma coisa de pesquisa, a gente tem muita dificuldade, enquanto só empresa. Então, a gente tendo um ambiente desse, vai ser muito produtivo pra gente conseguir desenvolver coisas novas”.

Confira todas as fotos do 1º Meetup do IFSULDEMINAS!

 

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974
registrado em:
Fim do conteúdo da página