Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 18h13 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 18h01 | Acessos: 2409

Alunos do integrado em Eletrotécnica cadastram mais de 740 animais em projeto do iNaturalist

Os alunos do 2º ano do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, dentro da disciplina de Biologia, ministrada pela Profª. Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, participaram como observadores do Projeto "Os incríveis animais registrados pelos alunos do 2º ano de Eletrotécnica - IF Poços de Caldas", que faz parte do programa internacional iNaturalist.org. Em pouco mais de um mês, eles registraram 745 animais em Poços de Caldas e região, de 282 espécies, e interagiram com 124 identificadores de várias regiões do Brasil e do mundo.

A professora Isabel Teixeira explica que, nesse segundo bimestre letivo de 2019, os alunos de Eletrotécnica estão estudando sobre a diversidade do reino Animalia. Um dos objetivos do projeto, portanto, foi o de proporcionar aos discentes a experiência de observar a diversidade de espécies no ambiente que os cercam. Os animais observados e fotografados pelos estudantes permanecerão no cadastro como ocorrentes em Poços de Caldas.

Algumas das espécies cadastradas pelos alunos do Campus através do iNaturalist.

Para a realização da atividade, os alunos do Campus baixaram o aplicativo do iNaturalist em seus celulares e se cadastraram no programa. Ao fotografar um animal, o programa já sugere possíveis nomes de espécies e o observador escolhe a que achou mais semelhante a registrada por ele. Posteriormente, taxonomistas do mundo inteiro, classificados como identificadores, confirmam a classificação ou sugerem uma nova taxonomia.

“Como professora, achei que o iNaturalist é uma ótima ferramenta. É uma forma de usar o celular também na educação e ainda, neste período do projeto, além de experimentarem olhar a natureza de uma forma mais curiosa e investigativa, contribuirão para aumentar o conhecimento sobre as espécies de animais que ocorrem nesta região, deste os silvestres, como os exóticos e domésticos”, afirmou a professora Isabel. Para ver todos os registros feitos pelos alunos do Campus, clique aqui.

O iNaturalist.org é uma iniciativa conjunta da Academia de Ciências da Califórnia e da National Geographic Society. Para saber mais, acesse: https://www.inaturalist.org/

Confira alguns dos registros feitos pelos alunos do Campus!

Texto: Profª. Isabel Ribeiro do Valle Teixeira
Fotos: alunos do 2º ano do Técnico em Eletrotécnica Integrado