Publicado: Quarta, 15 de Maio de 2019, 18h18 | Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2019, 18h30 | Acessos: 1885

Campus Poços de Caldas entrega à comunidade mais dois prédios: Biblioteca e Bloco Administrativo

Na manhã do dia 27 de março, foram oficialmente inaugurados o prédio que abriga a estrutura administrativa do campus, denominado Bloco Administrativo, e o prédio da Biblioteca, ambos localizados no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Os convidados foram recepcionados na Biblioteca com um café da manhã e, em frente ao auditório, puderam apreciar um concerto de viola caipira apresentado pelo professor do Campus, Thomaz Alvisi.

IMG 0875

A solenidade contou com a presença do reitor do Instituto, professor Marcelo Bregagnoli; o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, professor Thiago Caproni Tavares; o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Paulo Roberto de Oliveira; além de pró-reitores, diretores, coordenadores, técnicos administrativos, docentes, autoridades municipais e servidores de outros campi do IFSULDEMINAS. Thiago agradeceu a presença de todos. Ele fez questão de mencionar e agradecer o esforço dos gestores anteriores para que as obras fossem viabilizadas. Disse ainda que a ampliação se deu com o objetivo de acolher a biblioteca, que até então estava alocada em uma sala de aula e os setores administrativos do Campus.

IMG 0932

Em seu discurso, Marcelo ressaltou a importância desse momento para a história do Campus e destacou a política federal para os Institutos Federais.

O Prédio Administrativo

O prédio administrativo da nova sede do IFSULDEMINAS, na zona sul de Poços de Caldas, abrange uma área de 1013 m² e abriga os diversos setores administrativos do Campus, como Diretoria de Administração e Planejamento; Coordenadoria de Compras, Licitações e Contratos; Coordenadoria de Infraestrutura e Transportes; Coordenadoria de Orçamento, Finanças e Contabilidade, além do Setor de Assistência ao Educando (SAE) e Serviço Social. A obra foi orçada em R$ 1,5 milhão.

Em agosto de 2017, o andar térreo do prédio administrativo foi finalizado, o que possibilitou o deslocamento dos setores administrativos e de assistência ao educando para o local. A mudança ocasionou a liberação de duas salas de aula no bloco pedagógico. Além dos setores administrativos, o prédio abriga quatro salas de aula, uma sala exclusiva para a empresa júnior Aldeia Consultoria e três laboratórios.

As obras do pavimento superior terminaram em agosto de 2018, trazendo ganhos para a qualidade de vida dos servidores e elevando a produtividade. Os professores puderam ocupar as 29 salas destinadas a eles no mês seguinte. Além das salas de professores, o pavimento superior abriga a sala da Direção-geral; o Gabinete; a Assessoria de Comunicação (ASCOM); Gestão de Pessoas; a sala de Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e oito salas para as coordenações de curso.

A Biblioteca

A nova biblioteca, onde antigamente funcionava o Tatersal, tem cerca de 2400 m². O valor da obra de reforma e construção foi da ordem de R$ 700 mil. O novo prédio possui ampla estrutura, dividida em dois pavimentos. O primeiro conta com foyer para eventos, local de acervo, sanitários e salas de cópias, acervo de periódicos, multimídia, internet, administração e catalogação, almoxarifado, patrimônio e estudo. No pavimento superior, há banheiros e salas de estudo individual e coletivo.

A biblioteca funciona no novo prédio desde agosto de 2018. As amplas e modernas instalações garantem melhor acesso e oferta de serviços aos estudantes.

Fotos e texto: ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas