Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 18h27 | Última atualização em Quarta, 08 de Maio de 2019, 11h15 | Acessos: 1167

Servidores e terceirizados participam de palestra sobre saúde e prevenção de lesões ocupacionais

A Comissão de Qualidade de Vida do Trabalhador em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas do IFSULDEMINAS realizou, no dia 14 de fevereiro, uma conversa com os servidores sobre “Saúde e Prevenção de Lesões Ocupacionais”. A roda de conversa, realizada em todos os campi do IFSULDEMINAS, contou com a presença do fisioterapeuta Anderson Costa Zampieri, que conduziu o tema e realizou atividades práticas demonstrativas de ginástica laboral e meditação.

IMG 0645

De acordo com o fisioterapeuta, a saúde do trabalhador engloba aspectos muito mais amplos do que somente àqueles ligados a ergonomia no local de trabalho. “A saúde depende de uma análise ampla da vida do trabalhador e pode ser melhorada quando agimos sobre estes diversos aspectos, como por exemplo, através da realização de atividade física regular, adotando uma boa alimentação, tendo uma qualidade de sono adequada e cuidando da qualidade das relações interpessoais”.

Zampieri destacou ainda os benefícios da ginástica laboral e também da prática meditativa regular no ambiente de trabalho. “As práticas possuem baixo custo e podem ser aplicadas em um curto espaço de tempo, em diversos momentos da jornada de trabalho e beneficiam tanto o empregado quanto o empregador. Dentre os benefícios que podem ser obtidos com esta prática estão: diminuição do índice de absenteísmos em decorrência de lesões e estresse no trabalho; melhora da produtividade, pois aumenta a agilidade e atenção e diminui o estresse do trabalhador”.

Josirene Carvalho, coordenadora da comissão local, comentou acerca da importância das instituições adotarem uma política institucional de saúde. “Essa política deve atentar não apenas para as condições físicas do ambiente de trabalho, mas para o tipo de jornada, a importância das pausas durante o expediente, as relações de poder que perpassam a instituição”.

“Considero extremamente importante esta discussão, pois é preciso proporcionar ao trabalhador este sentimento de pertencer a uma instituição, como parte fundamental desta, onde o trabalho possa ser compreendido como algo bom, saudável e essencial para a vida das pessoas. E isso só se torna possível em ambientes salutares, edificantes e comprometidos com a vida e o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras”, complementou Josirene.

O evento, tratou-se da primeira atividade do calendário anual de ações a serem desenvolvidas para a promoção de saúde, qualidade de vida e segurança dos servidores e terceirizados do campus.

Texto e fotos: Lilian Fernandes
ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974
registrado em:
Fim do conteúdo da página