Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 17h26 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 16h28 | Acessos: 1486

I Seminário Regional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS acontece na próxima semana

O I Seminário Regional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS que acontecerá entre os dias 1 e 2 de abril, foi organizado pelos seguintes programas de pós-graduação: Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do Campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS, pelo Programa de Pós-Graduação  em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), e pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e da Universidade de Campinas (UNICAMP).

O evento é iniciativa de um grupo de pesquisadores do CEETEPS, da UNIMEP, da UNICAMP e do IFSULDEMINAS e seus respectivos grupos de pesquisadores e alunos da pós-graduação, envolvidos com uma pesquisa financiada pela FAPESP (processo 2018/03106-8), intitulada “Políticas de Formação Técnica e Tecnológica no contexto da Internacionalização da Educação” e coordenada pela Profa Dra Sueli Soares do Santos Batista.

O Seminário Regional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS entrará na agenda do ProfEPT nos anos seguintes para intercambio de pesquisadores e de conhecimento acerca da temática da educação profissional. Nesse primeiro seminário o objetivo é apresentar aos estudantes, pesquisadores e comunidade a) as perspectivas de desenvolvimento do ensino superior brasileiro b) a concepção de educação profissional e tecnológica b) a identidade dos mestrados profissionais em educação e c) as perspectivas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica.

Espera-se que o seminário consiga promover uma compreensão mais apropriada da educação profissional e das perspectivas de desenvolvimento da modalidade.

PROGRAMAÇÃO

Para receberem seus certificados de participação, todos os participantes do evento precisam preencher e enviar o formulário de inscrição, e no dia do evento comprovar participação mediante assinatura na lista de presença.

As palestras acontecerão no auditório do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

Segunda-feira, 01/04, 19h

Palestra

Políticas e perspectivas para a educação superior no Brasil - Em tempos neoliberais e da concorrência como nova razão do mundo e essência da ordem mercantil.
Prof. Dr. Valdemar Sguissardi, UFSCar/UNIMEP
Profa Dra. Tânia Barbosa Martins, UNIMEP (Mediadora)

INSCREVA-SE!
Terça-feira, 02/04, 13h30

Palestra

Concepções e identidade dos Mestrados Profissionais em Educação e seus Produtos Educacionais.
Profa. Dra. Sueli Batista e Prof. Dr. Emerson Freire, CEETEPS
Prof. Dr. Rafael Felipe Coelho Neves, IFSULDEMINAS (Mediador)

Terça-feira, 02/04, 15h30

Educação Comparada e Internacionalização da Educação.
Prof. Dr. Luis Henrique Aguilar, UNICAMP
Prof. Dr. Vagno Emygdio Machado Dias, IFSULDEMINAS (Mediador)

Terça-feira, 02/04, 19h

Palestra

Concepções e formação de professores para Educação Profissional e Tecnológica.
Profa. Dra Lucília Machado, UNABH/UFMG
Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado, CEETEPS (Mediador)

imagem final seminário folder