Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 17h21 | Última atualização em Domingo, 03 de Março de 2019, 17h23 | Acessos: 1825

Inscrições para cursos gratuitos na área de Educação encerram hoje, 01/03

O Campus Poços de Caldas ofertará 91 vagas em três cursos

Termina amanhã (01/03) o prazo para as inscrições do Programa Educador Aprendente. Educadores da rede pública de ensino de Poços de Caldas (municipal e estadual) podem se inscrever no programa, que oferece formação gratuita e de qualidade.

O edital 001/2019 oferece 146 vagas, em seis cursos de extensão: Qualidade da educação infantil; Ensino de Ciências por investigação; Instrumentação para o ensino de Química; Mídias digitais, arte e educação matemática; Educação Integral e Ciências; e Scratch nas Escolas: uso e desenvolvimento de games no ensino.

O IFSULDEMINAS está ofertando 91 vagas em três cursos nesse primeiro semestre, das quais 12 vagas são reservadas para estudantes de graduação ou profissionais das instituições de ensino parceiras.

Confira a relação dos cursos ofertados no 1º semestre de 2019:

Curso  Instituição  Docente responsável Local, data e horário Carga Horária Número de vagas Público-alvo

Qualidade da Educação Infantil e Formação Docente - Módulo I

IFSULDEMINAS- Campus Poços de Caldas Profª Dra. Karla Aparecida Zucoloto

Auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Prefeito Chagas, nº 464

Terça-feira, das 18h30 às 20h30

60h  40 Educadores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Ensino de Ciências por investigação: aspectos teóricos e práticos para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental IFSULDEMINAS- Campus Poços de Caldas Profª Dra. Luciana de Abreu Nascimento

Campus Poços de CaldasAv. Dirce Pereira Rosa, 300 - Bairro Jardim Esperança

Quartas-feiras, das 19h às 22h30

46h 35 Educadores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Instrumentação para o Ensino de Química IFSULDEMINAS- Campus Poços de Caldas Profª Dra. Elenice Aparecida Carlos.

Campus Poços de CaldasAv. Dirce Pereira Rosa, 300 - Bairro Jardim Esperança

Sexta-feira, das 14h às 15h30

21h 16 Professores de Ciências que atuam no 9º ano do Ensino Fundamental e professores de Química que atuam no Ensino Médio

Inscrições

As inscrições vão até às 17h30 do dia 01/03/2019. Inicialmente, o interessado deve realizar a pré-inscrição no site do programa (https://sites.google.com/view/educadoraprendente/). Em seguida, o profissional precisa entregar a documentação necessária no Centro Municipal de Referência do Professor (Rua Prefeito Chagas, 464 – sala 18). A inscrição é efetivada somente com a entrega dos documentos previstos no edital.

O edital, documentação necessária e todos os procedimentos sobre como participar do processo de seleção estão disponíveis no no site do programa (https://sites.google.com/view/educadoraprendente/). Mais informações também pelo 3697-5117.

O Programa

O Programa Educador Aprendente é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e 31ª Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais, Instituto Federal do Sul Minas (IFSULDEMINAS), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG) e Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS).

Este é o segundo edital do projeto, que teve início no ano passado. O terceiro edital será lançado em julho, com a oferta de outros cursos para o segundo semestre de 2019. O Programa Educador Aprendente busca ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento dos educadores da rede pública, a fim de proporcionar o constante aprimoramento e a valorização profissional. Com estudos contínuos ofertados à rede, a proposta visa aproximar os saberes construídos entre educadores e educandos, pesquisas acadêmicas e educação básica, favorecendo o compartilhamento de conhecimentos historicamente produzidos.

“Nosso objetivo é propiciar a formação continuada dos profissionais da educação sempre pensando no aprimoramento e melhoria da qualidade de ensino para os alunos que frequentam as escolas públicas de Poços, na rede municipal e estadual”, destaca o coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Donizete Corrêa Tereza.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura, com adaptações da ASCOM Poços.