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Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 10h16 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 11h13 | Acessos: 3066

Mostra reúne cerca de 40 trabalhos de estudantes do Campus Poços de Caldas e comunidade

Com o propósito de projetar os trabalhos acadêmicos institucionais e regionais e promover o intercâmbio entre pesquisadores, a Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas promoveu no dia 01 de dezembro de 2018 a 2ª Mostra Científica. O evento reuniu mais de 40 trabalhos apresentados na forma de comunicação oral ou em pôster por bolsistas de iniciação científica, concluintes da Pós-Graduação Lato Sensu Informática na Educação e comunidade em geral. Todas as produções acadêmicas passaram por avaliação.

 Professor Rafael Neves faz balanço do evento.

Os pesquisadores avaliam o evento. 

Conheça algumas das pesquisas apresentadas na Mostra

As estudantes do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, Laura Cristina Mourão e Renata Ferraz relataram a experiência de manutenção nas instalações elétricas da Escola Estadual Francisco Escobar. “Detectamos a necessidade de substituir tomadas e interruptores danificados, além dos disjuntores que não estavam bons. Também instalamos novas tomadas próximas às mesas dos professores. Paralelo ao trabalho prático, ministramos palestras sobre os cuidados com a rede elétrica e sua preservação”, explicou Laura.

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Laura Cristina Mourão e Renata Ferraz.

Desenvolver um sistema de auxílio à leitura de deficientes visuais consiste o projeto do estudante do 8º período de Engenharia de Computação, Marcos Paulo Nascimento. “A ideia é realizar a leitura a partir de uma foto, na qual o computador verifica a leitura segmentar e transmite a informação ao deficiente visual, tanto na forma de áudio, quanto na de braille. Nossa intenção é ele tenha um sistema portátil que possa realizar a leitura sem o auxílio de outra pessoa. Estamos empenhados em desenvolver uma tecnologia avançada, porém barata e acessível aos deficientes visuais”, esclareceu Marcos.

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Marcos Paulo Nascimento.

Gustavo Resende Fatigate, também do 8º período de Engenharia da Computação, pesquisa sobre hipertermia de tecido tumoral e sua otimização por meio do algoritmo genético utilizando a linguagem de programação Python. “O objetivo de nosso estudo é aperfeiçoar os tratamentos de resistência ao câncer tais como quimioterapia e radioterapia, por meio de um simulador da transferência de calor proposto por Penet. A partir do simulador é possível medir a porcentagem de tecido saudável e do tecido tumoral morto utilizados na parte de otimização das injeções que ele usa um algoritmo genético buscando maximizar o tecido tumoral e minimizar o tecido saudável que é necrosado nesta operação. Por enquanto trabalhamos com duas dimensões, nosso objetivo é chegar a três dimensões para ser um modelo mais palpável como auxílio no tratamento contra o câncer”, elucidou o estudante.

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Gustavo Resende Fatigate.

Já o mestrando Evandro Rocha, apresentou sua proposta de trabalho que será desenvolvida ao longo do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica e entregue à sociedade no formato de produto educacional. Ele vai criar uma sequência didática visando a promoção da integração entre as disciplinas do curso de Técnico em Eletrotécnica integrado ao ensino médio. “Vou propor planos de aula que integrem de fato as disciplinas do núcleo tecnológico às do núcleo básico. Minha pesquisa está embasada em uma deficiência encontrada no Campus Poços de Caldas, mas que reflete toda a rede de ensino profissionalizante. Os cursos integrados ao ensino médio tem um currículo para a parte técnica e outro para o ensino médio que não se comunicam. Creio que o momento seja oportuno em decorrência da revisão dos PPCs”, relatou Evandro.

O levantamento da composição ictiofaunístico e a a determinação da dieta dos peixes do Ribeirão Vargem de Caldas em Poços de Caldas consistiu no tema de Marina Gonçalves dos Anjos, do 8º período de Ciências Biológicas. A pesquisa teve o objetivo de levantar uma lista de peixes que habitam esse Ribeirão e fazer uma análise dos itens alimentares que compõem a dieta desses animais. A estudante explicou como se deu a coleta e os resultados alcançados: “para coleta nós utilizamos peneira de arroz e redes de arrasto. Os exemplares coletados foram anestesiados em soluções de mesocaína para não sofrerem antes da morte e depois foram armazenados em formalina, e após 48 horas foram transferidos para alcool 70%, e assim dissecados para retirar o estômago e os itens alimentares foram analisados de acordo com outros trabalhos. Nós tivemos um pequeno levantamento de espécies neste ribeirão sendo apenas 592 peixes, distribuídos em 18 espécies e 5 ordens diferentes. Após análise da alimentação, constatamos uma maior alimentação de animais: 42% se alimentavam de detritos e 50% ingerem insecta. Este trecho apresentou baixo índice de espécies, mas conseguem sobreviver devido ao alto nicho alimentar, e o baixo levantamento se deve à grande altitude em Poços e baixas temperaturas”.

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Marina Gonçalves dos Anjos.

As alunas do Mestrado Profissional, Cissa Gabriela da Silva, Camila Pereira Santos e Talita Fernandes Carvalho Godoy, abordaram três produtos educacionais sob a perspectiva dos critérios do Gabriel Kaplún e Priscila Leite que vão trabalhar de forma qualitativa os produtos que têm como objetivos serem utilizados no processo educacional. “Ao analisar os produtos educacionais sob esses critérios conseguimos perceber se eles têm capacidade de transformar o ambiente em que são aplicados e servem como inspiração para os produtos educacionais que nós vamos produzir no mestrado”, salientou Cissa. As mestrandas apresentaram um guia didático, uma sequência didática e um blog para explicarem aos participantes o conceito dos produtos educacionais. “Todos eles conseguiram transformar o conhecimento escolar e torná-lo mais efetivo. O professor pode utilizá-los em sala de aula com vistas a facilitar o aprendizado do aluno, transformar o jeito de trabalhar utilizando estes produtos educacionais para que o aluno aprenda de uma forma mais divertida”, apontou Camila.

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Cissa Gabriela da Silva, Camila Pereira Santos e Talita Fernandes Carvalho Godoy.

Gisele Nader, aluna do curso de Gestão Ambiental desenvolveu um banco geográfico de empreendedores da zona sul visando auxiliar o poder público e as pessoas que têm o interesse em montar uma empresa ou um empreendimento nessa região.

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Gisele Nader.

Bruno Belizário, do 6º período de Geografia, estudou a morfometria da Bacia Hidrográfica do Córrego da Ponte Alta, com discussões acerca da declividade e isometria, bem como o planejamento da questão urbana e os impactos que incidem sobre essa bacia. “Além do mais, realizamos estudos dos mapas para levantamento dos riscos de ocupação”, disse Bruno.

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Bruno Belizário.

Confira as fotos!

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