Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 18h42 | Última atualização em Domingo, 27 de Janeiro de 2019, 14h04 | Acessos: 1605

Plano de ação da Coordenação de Curso 2017/2018

O Prof. Dr. Alexandre Carvalho de Andrade é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Geografia, tendo sido nomeado por Portaria n.61 de janeiro de 2017. O referido professor é Licenciado e Bacharel em Geografia (2001), Especialista em Geografia do Turismo (2003), Mestre em Geografia (2005) e Doutor em Geografia: Organização do Espaço (2014), cursados na UNESP - Campus de Rio Claro, atuando nas áreas de Geografia Urbana, Geografia do Turismo e Geografia da População. É professor do curso desde a sua criação, e atua também como membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado. A vice coordenação é exercida pela Profa. Dra. Melina Mara de Souza, que é Licenciada e Bacharel em Geografia (UNICENTRO, 2006), Mestra (2010) e Doutorada (2014) em Geociências pela UNICAMP.

O coordenador e a vice-coordenadora de curso foram eleitos, em votação que incluiu docentes, discentes e técnicos administrativos, que ocorreu no Campus Poços de Caldas, em novembro de 2016, e a atuação efetiva teve início em janeiro de 2017, por um período de dois anos, tendo as diretrizes e normas do cargo explicitadas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura e Geografia.

As principais ações, em âmbito de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas pelo coordenador do curso, estão elencadas abaixo:

1 – No intuito de ser um canal de comunicação com a comunidade externa, há a página do Facebook “Geografia IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas” 

2 – Com o objetivo de desenvolver um canal de comunicações gerais entre docentes e discentes do curso, existe o grupo “Geografia IFSULDEMINAS – Professores e Estudantes” 

 3 – Houve, no ano de 2017, o “Primeiro Encontro de Geografia do IFSULDEMINAS”, que contou com atividades, como palestras, minicursos e apresentação de trabalhos, e acontecerá a cada dois anos 

4 – Desde o primeiro semestre de 2017, há o Projeto “Cinegeo”, que constitui uma parceria entre o curso de Licenciatura em Geografia (IFSULDEMINAS) com o Instituto Moreira Salles/Casa da Cultura de Poços de Caldas.

5 – Ao longo dos anos de 2017 e 2018, foram realizadas atividades no Campus, que envolveram professores e pesquisadores de outras instituições de ensino:

6 – Com o objetivo de dialogar com a comunidade externa, seja ela acadêmica ou não, o coordenador de curso participou de mesas redondas (UNIFAL, IFSP), bancas de mestrado e doutorado (USP, UNESP), e reportagens na mídia (TV Poços e G1):

7 – Incentivo aos discentes nas participações em eventos científicos, sendo que estes participaram/publicaram trabalhos em eventos nacionais, tais como o Simpósio Nacional de Geografia Urbana, Encontro Brasileiro de Estudos Populacionais, Simpósio Nacional de Geomorfologia, dentre outros. Apoio e participação, na condição de vice-coordenador no PROBID/Geografia, sendo que as atividades culminaram com a publicação de um capítulo livro que envolveu professora e estudantes do curso:

8 – Atuação e apoio em atividades de trabalhos de campo, sejam elas envolvendo estudantes/professores do curso de Geografia do IFSULDEMINAS, de outros cursos do IFSULDEMINAS, e/ou também envolvendo estudantes/professores de outras instituições, como IFSP e UNIFAL:

Além das referidas atividades, a coordenação de curso exerce atividades organizacionais do curso de Licenciatura em Geografia, tais como a convocação e realização de reuniões, o auxílio a confecção de horários, a liberação de recursos (EVACT) para a participação de estudantes em eventos científicos, dentre outras.

Fim do conteúdo da página