Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 15h10 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 18h13 | Acessos: 6825

Licenciatura em Ciências Biológicas

ciencias biologicas internaAs Ciências Biológicas envolvem muitas áreas de estudo que, de forma comum, abordam os aspectos da vida de todos os organismos presentes no planeta, bem como suas relações entre si e com o meio que os cerca. O Biólogo é um profissional fundamental em qualquer assunto que envolva o conhecimento da natureza, do meio ambiente e das relações entre os organismos, incluindo o homem.

As características regionais de Poços de Caldas, somadas à notória carência no cenário nacional de professores de Biologia em todos os níveis de ensino, fazem com que o curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas seja especialmente importante e de grande relevância para a região. Além disso, o Campus Poços de Caldas apresenta a área de estudos ambientais bastante fortalecida pela existência de um corpo docente qualificado e atuante em ensino, pesquisa e extensão. Corpo docente esse que será o elo de integração entre o curso de Ciências Biológicas e o curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, já existente no Campus, possibilitando trabalhos em conjunto de discentes e docentes que atuam em ambos os cursos.

O curso de Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas tem por objetivo a formação de profissionais habilitados para o exercício crítico e competente da docência, bem como atividades de pesquisa e extensão nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e correlatas. Ao final do curso, o Biólogo deverá possuir formações geral e científica, suficientemente amplas, que lhe permitam o exercício profissional e o aprofundamento do conhecimento por meio de cursos de Especialização ou Pós-Graduação stricto sensu.

O curso oferecerá conteúdos na área de licenciatura e conteúdos básicos que englobarão os conhecimentos biológicos e das áreas de ciências exatas, da terra e humanas, tendo a evolução como eixo integrador. Adicionalmente, serão oferecidas disciplinas optativas complementares, além de atividades como estágio, monitoria, iniciação científica, iniciação à docência, apresentação de trabalhos em congressos e seminários, cursos e atividades de extensão, além do trabalho de conclusão de curso.

ciencias biologias interna 2É papel do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas formar um profissional cidadão e um docente que conheça os conteúdos curriculares, elabore e execute projetos para o desenvolvimento desses conteúdos, que investigue sua própria prática pedagógica e que busque instrumentos necessários para o desempenho competente de suas funções, afim de sempre melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem.

O Biólogo deverá estar capacitado para atuar nas áreas de Ciências Biológicas e correlatas, tanto no ensino, nos níveis fundamental, médio e superior, quanto na pesquisa e extensão, sempre se pautando pela geração, aplicação, transferência e divulgação do conhecimento.

Segundo a Lei nº 6.684 de 3 de setembro de 1979, que regulamenta a profissão de Biólogo, o Licenciado em Ciências Biológicas é também um Biólogo e usufrui de todas as prerrogativas legais da profissão atribuídos ao Bacharel. Ainda segundo a Lei nº 6.684, em seu Art. 2º, o Biólogo poderá:

I- formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos;
II- orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público, no âmbito de sua especialidade;
III- realizar perícias e emitir e assinar laudos técnicos e pareceres de acordo com o currículo efetivamente realizado.

Dados do curso

Nome do curso Ciências Biológicas
Modalidade Licenciatura
Local de funcionamento IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas - Avenida Dirce Pereira Rosa, 300
Ano de implantação 2015
Habilitação Licenciado em Ciências Biológicas
Turno de funcionamento Matutino
Número de vagas 35
Forma de ingresso SISU/Vestibular
Periocidade da oferta  Anual
Duração do curso Mínima: 4 anos e Máxima: 8 anos
Carga horária total 3.629,5 horas
Hora-aula 50 minutos
Estágio curricular 400 horas
Trabalho de Conclusão de Curso  80 horas
Prática como Componente Curricular 465,9 horas
Atividades Teórico-Práticas 200 horas

Assista aos vídeos!

No vídeo a seguir, confira o recado da Profa. Dra. Jane Sanches e saiba um pouco mais sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas:

No próximo vídeo, conheça o perfil profissional do licenciado em Ciências Biológicas formado pelo IFSULDEMINAS:

Conheça alguns professores pesquisadores do curso!

A seguir, conheça alguns professores pesquisadores da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, aptos a orientarem os alunos em projetos de pesquisa e extensão. Clique nas imagens para ampliá-las. E, para mais informações sobre os docentes do curso, clique aqui.

Confira algumas atividades desenvolvidas!

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de participarem de diversas atividades, como visitas técnicas, aulas práticas e saídas de campo. Clique nas imagens para ampliá-las. E, para saber mais sobre as atividades do curso, clique aqui.

Saiba por onde andam nossos ex-alunos!

Muitos dos ex-alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas já ingressaram em ótimos programas de pós-graduação. Outros estão atuando na área. Clique nas imagens para ampliá-las.