Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 07h27 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 18h10 | Acessos: 8661

Engenharia de Computação

A Engenharia de Computação é o ramo da Engenharia que lida com a realização de projeto e construção de sistemas de computação que integram hardware e software, envolvendo as áreas de eletrônica, computação, OK LOGO ENG COMP FUNDO CLAROtelecomunicações e automação.

O computador de uso pessoal, embora seja o sistema de computação mais conhecido, representa apena 20% de todos os sistemas de computação do mundo, sendo os outros 80% conhecidos como "Sistemas Embarcados", por serem sistemas de computação que fazem parte de um sistema maior.

Alguns exemplos de sistemas embarcados são: computador de bordo de aeronaves, navios e veículos terrestres; sistemas de segurança e automação industrial e residencial; e sistemas de monitoramento, controle e gerenciamento de dados de usinas e plantas industriais. Além disso, grande parte dos eletroeletrônicos de hoje, como as TVs, teletones celulares, câmeras fotográficas, microondas e aparelhos de som, são sistemas de computação embarcados, pois possuem microprocessadores, firmware e software avançados.

O Profissional

computacao internaO engenheiro de computação pode atuar em uma ampla gama de atividades relacionadas com produtos e/ou serviços tanto de hardware quanto de software, tais como: sistemas embarcados, computadores pessoais, dispositivos móveis, sistemas multiplataformas, sistemas Web, sistemas distribuídos, sistemas digitais, redes, bancos de dados, cibersegurança, inteligência artificial e jogos digitais entre outros.

A resolução CONFEA nº 380, de 17/12/1993 define as atribuições dos Engenheiros de Computação e discrimina que os Engenheiros de Computação integrarão o grupo ou categoria da Engenharia - Modalidade Eletricista. A resolução CONFEA nº 218, de 29/06/1973 discrimina as atividades dos engenheiros e a Lei nº 5.194 de 29/08/2012 regula o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo e dá outras providências.

Assim, o curso de Engenharia de Computação do IFSULDEMINAS segue a Resolução CNE/CES nº 02/2019 (Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia) e o curso teve seu cadastro homologado junto ao CREA-MG na data de 02 de outubro de 2018 sob o código 3276

O perfil do engenheiro de computação formado pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas tem como base quatro características principais:

1. Habilidades para absorver e gerar novas tecnologias, dispondo de visão holística e humanista, além de pensamento crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético;
2. Forte embasamento técnico-científico com perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares;
3. Criatividade para inovação e atuação empreendedora, com capacidade de reconhecer as necessidade dos usuários;
4. Conhecimentos, capacidades e habilidades para responder às mudanças circunstanciais do mercado de trabalho, considerando os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;

O Curso

Curso Engenharia de Computação
Tipo Presencial
Modalidade Bacharelado
Local de funcionamento IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Implantação do curso  1º semestre de 2015
Habilitação Engenheiro de Computação
Horários das Aulas Integral
Número de vagas 35
Forma de Ingresso Processo seletivo próprio e vagas disponibilizadas para o SiSu
Duração do curso Mínimo 5 anos e Máximo 10 anos
Ingresso Anual (1º semestre)
Hora da aula 50 minutos
Carga Horária em aula 3.266,7 horas
Atividades complementares 180 horas
Estágio supervisionado 200 horas
Estágio supervisionado 160 horas
Carga horária total do curso 3.606,7 horas
Ato Autorizativo

Resolução CONSUP Nº71 de 09 de setembro de 2014

 

Assista ao vídeo!

Confira, no vídeo, o recado do Prof. Dr. Douglas Nunes e venha para a Engenharia de Computação do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas!

Conheça alguns professores pesquisadores do curso!

A seguir, conheça alguns professores pesquisadores do Bacharelado em Engenharia de Computação do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, aptos a orientarem os alunos em projetos de pesquisa e extensão, estágios e trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Clique nas imagens para ampliá-las. E, para mais informações sobre os docentes do curso, clique aqui.

Fim do conteúdo da página