Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 09h41 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 18h21 | Acessos: 6423

Tecnologia em Gestão Ambiental

earth 661447 960 720O objetivo do curso é de formar profissionais para atuação em gestão, planejamento, execução e coordenação das atividades ligadas à área ambiental, em todas as suas etapas e níveis de execução, a partir do conhecimento do ambiente (físico, biológico e antrópico) e dos instrumentos, métodos e técnicas capazes de compatibilizar as intervenções, às quais o ambiente está sujeito, com a sua conservação.

O curso tem duração mínima de 2 anos e meio, sendo ofertado no período noturno, de segundas às sextas-feiras, com possibilidade de eventuais visitas técnicas e trabalhos de campo, obrigatórios, desenvolvidos aos sábados, em datas previamente estabelecidas no início do semestre letivo.

Quais atividades podem ser desenvolvidas pelo Tecnólogo em Gestão Ambiental?

• Identificar os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar), aplicando a legislação ambiental local, estadual e nacional.
  • Identificar e propor métodos e tecnologias ambientais, a fim de minimizar as fontes e o processo de degradação natural de origem química, geológica e biológica e as grandezas envolvidas nesses processos.
  • Realizar campanhas de sensibilização e educação ambiental.
  • Avaliar os efeitos ambientais causados por resíduos sólidos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos, identificando as consequências sobre a saúde humana e a economia, propondo medidas mitigatórias.
  • Planejar, implantar e coordenar sistemas de gestão ambiental em organizações.
  • Participar de pesquisa, elaboração, implantação e gerenciamento de projetos ambientais.
  • Elaborar Estudos de Impactos Ambientais - EIA - e Relatórios de Impactos do Meio Ambiente - RIMA.
  • Realizar Plano de Controle Ambiental - PCA - e Auditorias Ambientais.
  • Dar continuidade à sua carreira profissional no meio científico/acadêmico por meio de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e/ou doutorado).

Em que áreas podem atuar os tecnólogos formados neste curso?gestao ambiental 1

• Na administração pública municipal, estadual e federal, secretarias públicas de planejamento e de meio ambiente.
  • Organizações não governamentais, unidades de conservação, empresas rurais, laboratórios e estações de tratamento.
  • Indústrias, empresas privadas, inclusive de assessoria e de consultoria e entidades afins.

Qual o perfil para este curso?

• Ter facilidade e gostar da Biologia e da Química.
  • Gostar da leitura e da pesquisa.
  • Manter relacionamento interpessoal.
  • Ter facilidade de comunicação oral e escrita.
  • Possuir raciocínio lógico.

Modalidade Graduação Tecnológica
Habilitação Tecnológo em Gestão Ambiental
Turno de funcionamento  Noturno
Número de vagas oferecidas 35
Forma de Ingresso SISU/Vestibular
Periodicidade de oferta Anual
Duração do curso Mínimo: 2 anos e meio / Máximo: 5 anos
Carga horária total 1.900 horas (incluindo 200 horas de estágio profissional supervisionado e 100 horas de trabalho de conclusão de curso).

Assista aos vídeos!

Conheça o perfil do Tecnológo em Gestão Ambiental formado pelo IFSULDEMINAS!

No vídeo a seguir, confira o recado da Profa. Dra. Melina Souza e venha ser aluno da Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas!

Conheça alguns professores pesquisadores do curso!

A seguir, conheça alguns professores pesquisadores do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, aptos a orientarem os alunos em projetos de pesquisa e extensão, estágios e trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Clique nas imagens para ampliá-las. E, para mais informações sobre os docentes do curso, clique aqui.