Pós-graduação

Desde 2016, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas vem ofertando sua primeira pós-graduação lato sensu (especialização):

O ensino de pós-graduação é aquele destinado aos indivíduos que possuem diploma de graduação (bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia). Os cursos de pós-graduação dividem-se em duas vertentes, o lato sensu e o stricto sensu:

• lato sensu: são cursos mais direcionados à atuação profissional e atualização dos graduados no nível superior. Encontram-se nesta categoria os cursos de aperfeiçoamento (com carga horária de, no máximo, 360 horas), os cursos de especialização (com carga horária de, no mínimo, 360 horas), bem como os cursos designados como MBA (do inglês Master in Business Administration, ou mestre em administração de empresas).
  • stricto sensu: são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis do mestrado e doutorado. O curso de mestrado tem a duração recomendada de dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma dissertação e cursa as disciplinas relativas à sua pesquisa. Os doutorados têm a duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração da tese.