Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2023, 18h53 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 18h42 | Acessos: 584

#TBT Relembre projeto do Campus Poços de Caldas, que capacitou alunos e comunidade para a cultura maker e a Indústria 4.0

Propiciar o primeiro contato de alunos e comunidade ao mundo da cultura maker e da Economia 4.0. Essa foi a proposta do projeto e curso de extensão do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas intitulado “Inclusão 4.0: Introdução ao Mundo da Economia 4.0”. A iniciativa foi uma parceria do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Pró-reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS e a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP).

Durante o curso, os estudantes aprenderam sobre prototipagem e cultura maker.

Com 160 horas de carga horária, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ocorreu durante as tardes das quartas-feiras nos laboratórios do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, de março a dezembro de 2022. A princípio, a capacitação era voltada para a inclusão de pessoas com deficiência física na Indústria 4.0. Mas o curso beneficiou alunos com e sem deficiência, pessoas atendidas pela ADEFIP, da rede pública de ensino e do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. O projeto foi coordenado pelo professor do Campus Poços de Caldas, Dr. Rodrigo Lício Ortolan, com o auxílio de cinco bolsistas monitores, que são estudantes dos cursos de Engenharia de Computação, Técnico em Eletroeletrônica Integrado e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Monitores acompanharam o desenvolvimento dos alunos.

Os conceitos abordados no curso envolveram hard skills (competências técnicas), soft skills (competências emocionais) e a cultura maker. Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas de Internet das Coisas (IoT), robótica, inteligência artificial, programação de aplicativos para smartphones, eletrônica, e sobre como utilizar a impressora 3D, CNC e cortadora a laser. Os estudantes também tiveram acesso a conteúdos sobre como planejar o futuro, técnicas de criatividade, metodologia científica, e escrita da proposta de um projeto. A cultura maker, por sua vez, esteve relacionada com o projeto final. Na fase de encerramento do curso, os alunos montaram um projeto escolhido por eles, com foco na solução de problemas cotidianos. “Gostei muito do resultado do projeto. Foi excelente. O pessoal demonstrou interesse e gostou bastante do curso. A ideia de fazer um curso de extensão aberto para a comunidade teve dois focos. Primeiro, foi de apresentar essa tecnologia 4.0 para a comunidade, fazendo com que a comunidade também tenha acesso. A gente consegue levar esse conteúdo para fora do Campus, fazendo essa função da extensão. E também trazer a comunidade para dentro do Campus, para conhecer a nossa instituição”, comentou o Prof. Rodrigo Ortolan.

A programação para dispositivos móveis fez parte dos aprendizados.

Leonardo Henrique Toledo tem 15 anos, mora no bairro Jardim Esperança e estuda no 2º ano do Ensino Médio da Escola Padrão. Leonardo nasceu com artrogripose e, desde então, já fez várias cirurgias de correção nas pernas. A última, inclusive, foi realizada enquanto fazia o curso no IFSULDEMINAS. Durante o projeto, ele desenvolveu um kart elétrico com motor, feito com madeira e coroas de bicicleta. “Eu adorei fazer o curso porque eu aprendi várias coisas superinteressantes, que vão me ajudar para o resto da vida. Aprendemos até sobre a parte elétrica de uma casa, a parte de fiação, como trocar uma tomada. O fato do curso ter sido aberto para pessoas com deficiência foi um incentivo muito grande, não só pra gente que é deficiente, como para todo mundo, mostrando que a gente consegue trabalhar normalmente, que a gente consegue ter uma vida normal”, mencionou Leonardo.

Atividade de programação no laboratório de Informática.

Victória Marchesini Jacinto (30 anos) mora no centro de Poços de Caldas e trabalha em casa para a mãe com a venda de produtos pela internet. Durante o curso, ela desenvolveu uma lâmpada de led, que pode ser ligada através de um aplicativo de celular ou através de um controle. Victória acredita que os conhecimentos adquiridos no IFSULDEMINAS serão muito importantes para a sua vida: “Aprendemos a mexer com vários tipos de equipamentos e conteúdos diferentes: arduíno, elétrica, mecânica, aprendemos a desenvolver aplicativos de celular, a utilizar a impressora 3D e a cortadora a laser. Já têm empresas aqui em Poços de Caldas que já possuem esse ramo da Economia 4.0, que já mexem com a parte de robótica e, então, elas contratam pessoas que já entendem mais sobre isso. O curso foi maravilhoso. É uma coisa que eu sempre gostei de mexer. Esse ramo de mercado está crescendo muito. Então, o conhecimento que aprendi aqui vai ser muito útil”.

Concluintes comemoram o encerramento exitoso do curso.

O projeto “Inclusão 4.0: Introdução ao Mundo da Economia 4.0” foi aprovado por edital do Instituto Federal do Espírito Santo. O IFES financiou as bolsas dos monitores e forneceu alguns equipamentos. O IFSULDEMINAS, por sua vez, adquiriu os materiais necessários para as aulas, como arduíno, sensores e ferramentas. Os bolsistas e monitores do curso participaram da elaboração dos materiais didáticos, testaram os experimentos e as montagens e ministraram as aulas, sempre sob a supervisão do coordenador do projeto.

Leonardo Toledo desenvolveu kart elétrico com madeira e coroas de bicicleta.

Confira algumas fotos do projeto!

Assista ao vídeo!

Assista ao vídeo e confira alguns depoimentos dos participantes do curso.

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial