Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 19h52 | Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 17h31 | Acessos: 2383

Professor e aluno do Campus Poços apresentam trabalho científico em evento internacional

Artigo Ricardo 1O Prof. Dr. Ricardo Ramos de Oliveira e o aluno Denis Bernardes Oliveira, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, apresentaram de forma on-line um artigo no Simpósio Latino-americano de Engenharia de Software (SLISW), no dia 29/10/2021 (clique aqui e baixe os slides da apresentação). O evento fez parte da Conferência Latino-Americana de Informática - CLEI XLVII (Qualis Capes - B3), que foi realizada na cidade de San José, na Costa Rica, de 25 a 29/outubro.

Intitulado “Experimental Performance Evaluation Among Cloud Infrastructure Providers Under Different Load Levels”, o artigo foi desenvolvido juntamente com pesquisadores da UFSC, UFPA e de Brasília-DF. O objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento de uma aplicação web em quatro diferentes provedores de infraestrutura de computação em nuvem, sendo eles, Amazon AWS, Google Cloud, IBM Cloud e Microsoft Azure. Todos os serviços de infraestruturas foram submetidos à mesma rotina com carga de usuários variando de 100 a 500 usuários simultâneos. O script de teste era composto por ações e interações envolvendo funcionalidades de cadastro, edição, remoção e listagem de diferentes entidades do sistema de gerenciamento educacional intitulado Sistema de Informação de Ambiente Universitário (SInAU). O JMeter é uma ferramenta que permite criar e executar os scripts de testes de desempenho e foi utilizada no experimento.

“Testes de desempenho podem ser empregados para estimar a capacidade de um web service atender requisições no ambiente de computação em nuvem. Com a definição de cenários que simulam múltiplas requisições simultâneas, pode-se identificar se os recursos previamente alocados no ambiente de nuvem são suficientes para a execução de um web service e em quais casos notam-se impactos para suas funcionalidades”, destaca o artigo.

Assista à apresentação!

Clique na imagem a seguir e assista à apresentação do aluno Denis Bernardes Oliveira (a apresentação inicia-se a partir das 02h26).

denis

Conheça os autores do artigo!

Clique nas imagens para ampliá-las e conhecer os autores do artigo do SLISW.

Mais uma publicação internacional

print artigoO Prof. Ricardo Ramos também foi co-autor em um artigo publicado no periódico Electronic Commerce Research and Applications – Elsevier (Qualis Capes – A1). Intitulado “Usability heuristics on parental privacy controls for smart toys: From an exploratory map to a confirmatory research”, o trabalho também é assinado por pesquisadores da USP e da UFLA.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, com o objetivo principal de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade. A privacidade dos dados dos usuários de tecnlogias computacionais é um tema atual. A pesquisa desenvolvida com o envolvimento do Prof. Ricardo buscou mostrar como o design de interface pode ajudar na proteção de privacidade. O objetivo foi indicar heurísticas de usabilidade para o design (projeto) e controle de privacidade dos pais, no contexto de brinquedos inteligentes. Clique aqui e confira a publicação na íntegra.

Conheça os autores do artigo!

Clique nas imagens para ampliá-las e conhecer os autores do artigo do períodico Elsevier.

Informações: Prof. Ricardo Ramos.
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Revisão de texto: ASCOM - Poços de Caldas